Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/751
Título: FORMAÇÃO, SABER E ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS — ITUIUTABA (MG)
Autor(es): Araújo, Arali Aparecida da Costa
Palavras-chave: professores de Ciências
formação docente
saber
atuação
Data do documento: 2009
Resumo: Ao se pesquisar a concepção que o professor de Ciências tem de sua formação, nota-se uma trama inserida num contexto histórico influenciado por caminhos sociais e culturais da própria formação humana, escolar e profissional não só dos sujeitos investigados, mas também do próprio pesquisador. Assim, a proposta desta pesquisa foi investigar e problematizar, na ótica dos sujeitos do estudo, as concepções que têm de seus processos de formação e atuação no campo do ensino e da aprendizagem. O trabalho se apóia em narrativas de professores de Ciências atuantes em escolas públicas de Ituiutaba, MG. O objetivo é identificar como esse sujeito — ser social envolvido no entrelaçamento de um cotidiano influenciado pela dinâmica do poder-saber — concebe sua formação e atuação cotidiana na sala de aula, bem como seu fazer segundo seu ponto de vista e seu subjetivismo. Como procedimento metodológico, a pesquisa se embasou em revisão bibliográfica e entrevistas com os sujeitos da pesquisa. A análise das narrativas possibilitou apreender a concepção dos entrevistados sobre suas experiências de formação e atuação docente. O ensino e a atuação docente estão intrinsecamente envolvidos num processo de prática intersubjetiva que tem o professor como ser humano guiado por modos de pensar, agir, sentir que constituem sua formação cultural e que, muitas vezes, é ignorado ou até fica imperceptível aos olhos do pesquisador, caso este não pare para ouvi-lo.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/751
Aparece nas coleções:2009

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARALI APARECIDA DA COSTA ARAUJO.pdf922,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.