Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/757
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Castro, Raimundo Márcio Mota de | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-02T13:26:10Z | - |
dc.date.available | 2019-09-02T13:26:10Z | - |
dc.date.issued | 2009-09-29 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/757 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa Tocar em frente as ensinhanças da dúvida: a busca da identidade do Ensino Religioso está situada na linha de pesquisa Formação Docente e Práticas Educativas, do Programa de Mestrado em Educação, da Universidade de Uberaba. Este estudo tem como objetivo principal a busca da identidade do Ensino Religioso enquanto componente curricular escolar. Trata-se de uma pesquisa teórico-empírica, de abordagem qualitativa. Utilizou como procedimentos a leitura bibliográfica e, na parte empírica, narrativas de três professoras que atuam no Ensino Religioso na rede estadual de ensino, no município de Uberaba/MG. O referencial teórico apóia-se em Junqueira (2002a; 2002b; 2003), Eliade (2008), Otto (2007), Freire (1987; 1993; 2001) e Oliveira et al. (2007). A base metodológica fundamenta-se em Benjamim (1994), Bosi (1994) e Moreira (2004). A interpretação das experiências vividas pelas narradoras aproximou-se da análise fenomenológica por meio da qual se procura desvelar o não-aparente e perceber o sentido da experiência docente nesse componente curricular. No escopo da pesquisa, observa-se a identidade do Ensino Religioso em três momentos: em alguns momentos da histórica da educação brasileira; no entrelaçamento educação, Ensino Religioso e sagrado; e, na experiência de professoras que atuam nesse componente curricular. Como resultado observou-se que: trata-se de um novo ensino nascido a partir da LDB 9394/96, tendo sua forma embrionária no ensino catequético católico e, posteriormente, no ensino da religião; o sagrado enquanto objeto de estudo da disciplina não pode estar vinculado a uma única tradição religiosa, haja vista ao pluralismo presente no ambiente escolar; por ausência de formação específica e continuada, o professor não consegue, ainda que se esforce, atribuir uma identidade que personifique o Ensino Religioso, uma vez que o entende, quase que exclusivamente, como disciplina de valores humanos. O que possibilita afirmar que a identidade do Ensino Religioso depende da construção de sua epistemologia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Ensino Religioso | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | TOCAR EM FRENTE AS ENSINHANÇAS DA DÚVIDA: a busca da identidade do Ensino Religioso | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2009 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RAIMUNDO MARCIO MOTA DE CASTRO.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.