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dc.contributor.authorCunha, Elisabeth de Souza Figueiredo-
dc.date.accessioned2019-09-02T13:59:26Z-
dc.date.available2019-09-02T13:59:26Z-
dc.date.issued2011-12-16-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/770-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objeto de estudo o trabalho docente na Educação a Distância no contexto da reestruturação produtiva e, em especial, estabelece um recorte sobre o surgimento da Universidade Aberta do Brasil (UAB), destacando seus impactos na vida pessoal e profissional dos docentes do ensino superior no século XXI. Apresenta como objetivo geral analisar as condições estruturais do trabalho docente no Curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal de Uberlândia, com vistas a refletir sobre as consequências dessas condições para a vida e trabalho do docente, de acordo com as políticas vigentes para a expansão da educação superior por meio da modalidade a distância. Para refletir sobre as mudanças no mundo do trabalho, recorreu-se principalmente a autores como Marx (1971), Antunes (2002), Barreto (2004), Bosi (2007) e Mancebo (2007). A investigação tem como método o estudo de caso, e a abordagem adotada foi a qualitativa, apoiada na pesquisa bibliográfica referente a materiais extraídos de sites e bancos de dados eletrônicos e de livros localizados na biblioteca institucional, focalizando os temas precarização, intensificação e flexibilização do trabalho com vistas a compreender o que acontece com o trabalho docente em tempos de globalização. Realizou-se também uma pesquisa documental, compreendendo documentos de arquivo (leis, decretos, atas e projetos) que regulamentam a Educação a Distância; pesquisa de campo com registros de observação livre e questionários respondidos por vinte e cinco docentes (sete professores/formadores, oito tutores presenciais e dez tutores a distância) do curso em questão, no período de outubro a dezembro de 2010. Constatou-se que com a ascensão dos governos neoliberais, a partir dos anos de 1990, a Educação a Distância se fortalece pelos incentivos com que as autoridades brasileiras acolheram as novas possibilidades de atuação educativa em larga escala, numa perspectiva de ajuste às medidas econômicas impostas pelos organismos internacionais (Banco Mundial, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e Organização Mundial do Comércio). No que concerne ao trabalho docente na modalidade a distância no curso analisado, os estudos indicam a presença de elementos que apontam para a natureza precária do trabalho docente na Educação a Distância, acentuada pela divisão do trabalho, pelo trabalho temporário, pela flexibilidade e ausência de vínculo empregatício.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectReestruturação Produtivapt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectPrecarização do Trabalho Docentept_BR
dc.titleTRABALHO DOCENTE A DISTÂNCIA: flexibilização e/ou precarização?pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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