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dc.contributor.authorBisinotto, Marcela de Melo-
dc.date.accessioned2019-09-02T14:11:10Z-
dc.date.available2019-09-02T14:11:10Z-
dc.date.issued2011-09-22-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/775-
dc.description.abstractO trabalho docente e a formação dos profissionais de Enfermagem são abordados no estudo. Tais assuntos foram discutidos, com o intuito de explicar a dificuldade de inserção de profissionais enfermeiros recém-formados no mercado de trabalho, e, que nos casos em que atuam, muitas vezes são julgados como de capacidade questionável pelos que precisam de seus serviços. O objetivo é investigar quais são os fatores centrais da formação de um enfermeiro de perfil generalista e qualificado, para o exercício da profissão, segundo o primeiro item do Art. 3º do CNE/CSE. Esta pesquisa, descritiva e qualitativa, trata do “trabalho docente na Enfermagem”, sob alguns aspectos, tais como as diferentes concepções de formação de professores (CONTRERAS, 2002), os saberes (TARDIF, 2002) e prática docentes (TUMOLO; FONTANA, 2008), as políticas educacionais (MANCEBO, 2006, 2007) e a formação profissional (PINHEL; KURCGANT, 2007). Compreende pesquisa bibliográfica, documental e de campo, composta por questionários estruturados e observações sistemáticas e não participantes, envolvendo docentes e discentes do curso de Enfermagem. Mostra: pouco esclarecimento sobre o significado da Educação; hegemonia da racionalidade técnica; dissociação teoria e prática – discurso, legislação, implementação -; autonomia profissional; imaturidade dos alunos acerca do significado da Enfermagem; dissociação do ensino com a pesquisa científica; submissão da Enfermagem aos ditames capitalistas; pouco conhecimento dos docentes sobre a dimensão pedagógica do seu trabalho; relação de tratamento entre aluno-professor, e o interesse dos alunos pelo curso, de modo geral, insatisfatórios; recursos materiais e humanos insuficientes para proporcionar a criação de experiências. Importa que a formação do enfermeiro seja: fundamentada na crítica e na reflexão; inserida num contexto, dotada de recursos humanos, materiais, científicos e pedagógicos.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjecteducação em enfermagempt_BR
dc.subjectensino superiorpt_BR
dc.subjecttrabalho docentept_BR
dc.subjectpolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subjectsaberes docentespt_BR
dc.titleTRABALHO DOCENTE E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO: caminhos, saberes e dificuldadespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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