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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/787
Título: | FRAUDE ACADÊMICA: UMA ANÁLISE ÉTICO-LEGISLATIVA |
Autor(es): | Ramos, François Silva |
Palavras-chave: | Ética Avaliação Educação Legislação |
Data do documento: | 2012 |
Resumo: | A fraude acadêmica é uma prática antiga, entretanto, as características da sociedade contemporânea – rapidez, tecnologias digitais e globalização – podem contribuir para sua banalização na atualidade. Entende-se por fraude acadêmica: o plágio, a ―cola‖ e a falsificação de dados de pesquisa. A pesquisa se orientou pela seguinte questão: de que forma a fraude acadêmica pode constituir um comportamento transgressor da ética e da legislação brasileira? Sua relevância apoia-se no fato de que a prática da fraude acadêmica pode comprometer a formação do educando uma vez que a avaliação de seu conhecimento não ocorre ou se apresenta distorcida. Dentre as perguntas norteadoras do estudo, são destacadas: de que maneira a evolução do pensamento sobre ética foi incorporado à legislação que regula a educação? Como a fraude acadêmica é tratada na legislação brasileira? De que forma os Instrumentos Normativos Internos (INI‘s) das Instituições de Ensino Superior (IES) tratam a fraude acadêmica? O objetivo geral do trabalho foi contribuir para a reflexão sobre um comportamento ético na relação ensino-aprendizagem. Os objetivos específicos compreendiam: identificar as leis que regulam a educação e as que abordam a fraude acadêmica, no Brasil; analisar o reflexo da evolução do pensamento sobre ética na legislação educacional e como os INI‘s das IES. O delineamento metodológico inclui a pesquisa bibliográfica, telematizada e a documental. Para esta última foram analisados a Constituição Federal (1988), o Código Penal Brasileiro (1940), o Código Civil Brasileiro (2002), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), a Lei de Direitos Autorais (1998) e INIs de três IES. A pesquisa permitiu considerar que a existência de um quadro de impunidade, constitui incentivo para a prática da fraude pelo educando, comprometendo a avaliação do processo de ensino-aprendizagem. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/787 |
Aparece nas coleções: | TURMA 7 |
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