Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/788
Título: | IMPLICAÇÕES DA TECNOLOGIA DIGITAL NO TRABALHO DOCENTE DE ENSINO SUPERIOR |
Autor(es): | Kallajian, Gustavo Cibim |
Palavras-chave: | Trabalho Docente Tecnologia Digital Sociedade da Informação Ensino Superior |
Data do documento: | 21-Ago-2012 |
Resumo: | A Tecnologia Digital tem impulsionado intensas transformações em todos os setores da sociedade, implicando em mudanças em nossos hábitos, relações sociais e afetivas e criando novas formas de nos comunicarmos, de ensinar e de aprender. Toda essa evolução, que possui íntimas ligações com os ideais capitalistas e neoliberais, desafia cada vez mais os paradigmas educacionais tradicionais e, consequentemente, afeta diretamente o trabalho dos professores. Esses processos estão engendrados principalmente pela digitalização das informações, que cria um mundo virtual paralelo muito bem explicado por Lévy (2003) e pela lógica das redes, sob a ótica de Castells (2007), e desenham um novo contexto, muito mais qualitativo do que quantitativo e com ênfase no trabalho imaterial, segundo Lazzarato (2001). Esse trabalho tem por objetivo compreender sob que formas a tecnologia digital está transformando o trabalho dos professores do ensino superior. Para tanto, definimos oito objetivos específicos e os dividimos em três blocos: o primeiro visou compreender o contexto social, político e econômico que envolve as mudanças na sociedade e consequentemente na Educação, procurando aspectos que pudessem ter relação com o trabalho docente, as mudanças em sua essência e suas possíveis formas de flexibilização, precarização e exploração. Essas respostas puderam ser encontradas através de uma pesquisa bibliográfica e documental. O segundo bloco utilizou-se de um survey, composto por um questionário e uma entrevista semiestruturada, realizado com professores de uma Universidade particular da cidade de Uberlândia, para medir qual a percepção desses docentes sobre o contexto atual compreendido no primeiro bloco, qual seu nível de imersão no uso da tecnologia digital, dentro e fora da docência, qual a percepção que o grupo tem sobre uma possível reconfiguração, flexibilização e aumento da exploração de seu trabalho material e imaterial. Por fim, o terceiro bloco de objetivos específicos triangulou os achados dos blocos anteriores para aferir quais as implicações desses aspectos em seu desejo de utilizar, ou não, as possibilidades oferecidas pela tecnologia digital em seu trabalho como professor. Concluí-se que a tecnologia digital vem influenciando diretamente o trabalho dos professores, na mesma medida que reconfigura toda a sociedade, suas relações sociais, de consumo e de lazer. A intensificação da digitalização das informações, fruto dos avanços tecnológicos cria novas formas de comunicação, de leitura e interação, implicando em novas formas de conhecer e de aprender. Apesar dos reais interesses nessas mudanças, promovidas pela expansão do capitalismo que visa, dentre outras coisas, o aumento do consumo e da hegemonia de algumas categorias, compreende-se que esse processo é irreversível e precisa ser compreendido, principalmente pelos educadores, para que seja dominado como ferramenta e não como fim e, dessa forma, colocado a serviço do desenvolvimento pessoal, profissional e ético de seus alunos. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/788 |
Aparece nas coleções: | TURMA 7 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GUSTAVO CIBIM KALLAJIAN.pdf | 18,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.