Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/811
Título: Estudo clínico retrospectivo dos padrões epidemiológicos e das modalidades de tratamento empregadas em pacientes diagnosticados com manifestações bucais de Eritema Multiforme.
Autor(es): Victor Aveiro Pimentel, Gabriel
Ribeiro Borges, Gabriela
Palavras-chave: Eritema Multiforme
Síndrome de Stevens Johnson
Sindrome de Lyell
Herpes simples
Reação alérgica
Data do documento: 28-Jun-2019
Resumo: O Eritema Multiforme é uma lesão de origem imunitária, aguda que apresenta como lesões eritematosas na pele e lesões vesico-bolhosas em mucosas, incluindo a mucosa bucal. Essa reação imunológica também pode se manifestar de maneira grave, conhecidas como, Síndrome de Steven Johnson (SSJ), e Síndrome de Lyell (necrólise epidérmica toxica - NET). Sendo associada ao herpes simples ou a uma possível reação alérgica a medicamentos e/ou alimentos. Os sintomas típicos incluem manchas vermelhas com centros roxo-acinzentados (lesões em alvo) que, de repente, aparecem nas palmas das mãos, nos pés, nos braços, nas pernas e no rosto, podendo depois se estender para todo o corpo. Na cavidade bucal, se caracteriza por placas eritematosas que sofrem necrose epitelial e se evoluem para enormes erosões ou ulcerações rasas com bordas irregulares. Além disso, o paciente pode apresentar sinais como febre, mal-estar, dor e fraqueza muscular e eventualmente vômito. O eritema multiforme acomete pacientes em qualquer faixa etária, sexo e raça. O diagnóstico geralmente é através da caracterização das erupções cutâneas, que surgem após uma a três semanas da exposição ao estímulo. O objetivo deste trabalho é analisar prontuários clínicos de pacientes diagnosticados com eritema multiforme na região do triângulo mineiro, no período de 2010 a 2018, buscando evidenciar suas características clínicas, histopatológicas, seu tratamento, seu prognostico e seu acompanhamento. Como resultado, obtivemos um total de 17 pacientes. Dentre estes, o gênero mais acometido foi o masculino com 11 casos, sendo mais presente na raça branca com 13 casos, e na segunda e a terceira década de vida. Nota-se que a localização mais acometida foi a mucosa bucal (65%). Dessa forma, comparando com outros autores, o eritema multiforme apresenta características semelhantes em requisitos de idade, raça, gênero e localização. Assim sendo, é de suma importância que o cirurgião-dentista saiba reconhecer, diagnosticar e tratar a lesão.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/811
Aparece nas coleções:2019/1

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESTUDO CLÍNICO RETROSPECTIVO DOS PADRÕES EPIDEMIOLÓGICOS E DAS MODALIDADES DE TRATAMENTO EMPREGAD.pdf785,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.