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dc.contributor.authorArantes, Vanessa Ferreira Silva-
dc.date.accessioned2019-09-23T17:21:59Z-
dc.date.available2019-09-23T17:21:59Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/855-
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda, em sua problemática, como o processo de alfabetização se construiu historicamente no município de Canápolis-MG, durante o período de 1933 a 1971. Neste contexto, objetivou investigar o processo histórico da alfabetização no município de Canápolis- MG, no período delimitado, apoiando-se em fontes primárias e secundárias. As fontes primárias foram representadas pelas cartilhas de alfabetização utilizadas no município e, as secundárias, pelos documentos encontrados no Arquivo Público Municipal de Canápolis. Dentre eles, livros de atas de reuniões pedagógicas das escolas de Canápolis, leis e decretos municipais, cadernos de planejamento de professores, livro de posse de professores, diários de classe, regulamento de ensino, periódicos e documentos similares. O recorte cronológico inicial se justifica por ser o momento em que foi criada a primeira escola primária no município pesquisado, assim como por ser um período em que o ideário pedagógico renovador ganhou força em nosso país, e se estendeu até 1971, ano de reforma da LDB-5.692/71, que instituiu mudanças expressivas na educação brasileira, reformando o ensino de 1º e 2º graus. O estudo procurou também mapear as cartilhas mais utilizadas nesse município no período delimitado. Onde foram localizados três exemplares: Cartilha da Infância, O Livro de Lili e As Mais Belas Histórias – Os Três Porquinhos. Após o mapeamento das cartilhas procuramos cotejar as concepções teórico-metodológicas nelas existentes. Assim, o estudo revelou a presença de dois métodos de alfabetização na educação canapolina no período referido - método sintético e método analítico. Para tanto, optou-se pela pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa apoiando-se no referencial teórico-metodológico do materialismo histórico-dialético , visto que ele proporciona entender a conjuntura do objeto, possibilitando sua visão contextual. Utilizamos também os aportes teóricos dos estudos de Frade & Maciel (2006), Maciel (2000), Mortatti (1999, 2000 e 2006), Romanelli (2012), Santos (2001), Saviani (2008), Soares (2000) e outros. Em síntese, procurarmos revelar a história e memória da alfabetização em Canápolis-MG, no período pesquisado, dando vozes às cartilhas e aos documentos utilizados.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectHistória da alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectCartilhaspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleHISTÓRIA E MEMÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO EM CANÁPOLISMG: Revisitando as Cartilhas Utilizadas no Período de 1933-1971pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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