Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/856
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Farias, Sandra Alves | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-23T17:25:50Z | - |
dc.date.available | 2019-09-23T17:25:50Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/856 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação de mestrado situa-se no campo da modalidade de educação a distância e faz análise das interações verbais escritas em um ambiente virtual de aprendizagem de um curso de Letras de uma Instituição de Ensino Superior localizada no interior do Estado de Minas Gerais. O foco deste estudo é o papel da linguagem escrita como instrumento cultural complexo pelo qual a mediação dos conhecimentos científicos realiza-se em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), por meio de instrumentos tecnológicos de informação e de comunicação. A pesquisa consistiu na abordagem microgenética baseada na matriz vigotskiana, tendo como fonte de dados o livro didático impresso, o Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras (2011), as interações verbais escritas no AVA e duas entrevistas estruturadas com a gestora do curso. O objetivo é compreender o papel da linguagem escrita como instrumento mediador das concepções de linguagem apresentadas no livro de apoio do aluno, no Projeto Político Pedagógico e nas interações verbais em ambiente virtual. O referencial teórico baseou-se principalmente em fundamentos teóricos de Vygotsky (1996; 2010) de Bakhtin (1992) e de outros autores como Almeida (2003); Bernardes (2006); Chizzoti (2000; 2003); Góes (2000); Kenski (2003; 2007); Leontiev (1983; 2004); Lévy (1996; 1999); Libâneo (2004; 2011); Possenti (1996). O estudo evidenciou a relevância do papel da linguagem escrita no AVA para apropriação dos conhecimentos científicos postos nos conteúdos curriculares de uma unidade de ensino. Constatou-se que para a linguagem constituir-se instrumento cultural complexo são fatores determinantes: a organização do ambiente virtual, as referências teóricas trabalhadas no curso, as orientações teóricometodológicas do Projeto Político Pedagógico e a prática pedagógica do professor. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Linguagem escrita | pt_BR |
dc.subject | Ambiente virtual de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Curso de Letras | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.title | O PAPEL DA LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 8 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANDRA ALVES FARIAS.pdf | 607,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.