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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/863
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Brasão, Heber Junio Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-23T17:45:47Z | - |
dc.date.available | 2019-09-23T17:45:47Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/863 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação está vinculada à linha de pesquisa Cultura e Processos Educativos do Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Integra-se, ainda, ao projeto de pesquisa “Produção Social da Diferença e Negação da Alteridade: um estudo da violência simbólica nas relações escolares”, desenvolvido no âmbito do Programa Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES). Realizada em uma escola pública do ensino fundamental do povoado de Celso Bueno, em Monte Carmelo, MG, a pesquisa tem por objetivo geral analisar como a instituição de ensino lida com a diversidade sociocultural do seu alunado, tendo em vista, por um lado, o predomínio de alunos de origem migrante recente e, por outro, a necessidade social de se produzir uma aprendizagem significativa numa perspectiva sócio comunitária. Os objetivos específicos da pesquisa são: descrever o processo que resulta na implantação da Escola Municipal no distrito de Celso Bueno, identificando o perfil do alunado; analisar, a partir da concepção de professores, alunos e familiares, como se dão as relações sociais na escola estudada; verificar se e como a escola promove a articulação entre a cultura da população local e a cultura da população migrante; identificar dispositivos pedagógicos mobilizados pela escola e pelos professores para trabalhar questões relacionadas ao multiculturalismo na sala de aula; discutir as questões da estigmatização e da diversidade cultural presentes no cotidiano escolar. Desenvolvida a partir de uma abordagem qualiquantitativa, fez uso da Triangulação (TRIVIÑOS, 1995), adotando como vértices: corpus teórico e levantamento documental, registros em caderno de campo e produtos dos sujeitos, obtidos por questionários e entrevistas semiestruturadas. Conceitos básicos da antropologia, necessários à discussão da diversidade e do multiculturalismo na escola, foram abordados a partir de Laraia (2008), Rocha (1986) e Oliven (1992). Em seguida, recorremos a renomados pesquisadores da educação, como Silva (2000), Candau (2008) e Pereira-Tosta (2011) para refletir sobre o direito à diversidade na escola, como parte de uma educação para a cidadania. As análises evidenciam que os estudantes vindos de localidades com baixo desenvolvimento socioeconômico são vistos, muitas vezes, como representantes de uma cultura inferior ou equivocada, o que se expressa tanto em atos e gestos discriminatórios ocorridos especificamente na escola, quanto em opiniões preconceituosas, re/produzidas historicamente na cidade, a respeito das pessoas de origem nordestina. Diante dessa realidade a flexibilização do currículo, com a inserção de temas referentes à diversidade cultural e ao respeito pelo Outro, o desenvolvimento de competências e conteúdos com as experiências vividas pelos alunos, a elaboração de um calendário escolar diferenciado para esse povoado, bem como o oferecimento da formação continuada dos professores, apresentam-se como possíveis dispositivos para valorização desses migrantes, bem como para o processo ensinoaprendizagem. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Educação e diversidade | pt_BR |
dc.subject | Migrantes | pt_BR |
dc.subject | Processos educativos | pt_BR |
dc.title | MIGRAÇÃO, DIVERSIDADE CULTURAL E EDUCAÇÃO: DESAFIOS COTIDIANOS DOS PROFESSORES NO POVOADO DE CELSO BUENO, EM MONTE CARMELO, MG. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 8 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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