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dc.contributor.authorLopes, Livia Mara Menezes-
dc.date.accessioned2019-11-25T18:30:36Z-
dc.date.available2019-11-25T18:30:36Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/951-
dc.description.abstractA presente pesquisa é um estudo experimental a respeito da formação de conceitos científicos dentro da disciplina de Língua Portuguesa. Esta dissertação pertence à linha de pesquisa “Desenvolvimento Profissional e Trabalho Docente”, foi um subprojeto de um projeto maior intitulado: “Sistema de Métodos para a Educação Básica e Superior: uma contribuição à Didática Desenvolvimental”, coordenado pelo orientador da pesquisa. Baseia-se no referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural e da Didática Desenvolvimental. Os principais autores revisados foram L. S. Vigotski, N. A. Leontiev, P. Ya. Galperin, N. Talízina e V. Davydov. Além deles, utilizou-se D. Elkonin e Smirnov para descrever as características dos adolescentes, Lothar Klingbert e M. A. Danilov e M. N. Skatkin contribuíram com as referências sobre métodos de ensino. O locus da pesquisa foi o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), campus Uberaba e os sujeitos foram trinta e dois estudantes de 15 a 16 anos. A pesquisa teve o objetivo de desenvolver um sistema didático experimental para a formação de conceitos da Língua Portuguesa no 1º ano do Ensino Médio do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática integrado ao Ensino Médio. Para cumprir com esse objetivo, o estudo assumiu como metodologia o experimento didáticoformativo. Este consiste em uma investigação pedagógica que se realizou em sala de aula com professores e alunos que estão em atividade de ensino-aprendizagem, sendo um experimento de intervenção pedagógica intencional e prática. Seu caráter formativo se dá devido às ações e interações que ocorrem entre os sujeitos com a finalidade de neles promover mudanças que podem interferir em suas ações mentais, de forma que estas se tornem mais elevadas, por meio da apropriação dos conhecimentos. Neste experimento, o trabalho foi feito com o conteúdo “Estrutura das Palavras”, por dois meses, perfazendo o total de 11 aulas observadas e filmadas pela pesquisadora. Os resultados do estudo mostram que, de maneira modesta, os estudantes conseguiram abstrair a essência dos conceitos científicos e com isso, foi possível verificar novas formações mentais. Conclui-se que o ensino organizado indo do geral para o particular e do coletivo para o individual, assim como o desenvolvimento do método de solução de tarefas, permite a formação dos conceitos e o desenvolvimento intelectual dos alunos. As conclusões apontam também a contribuição deste estudo para o desenvolvimento profissional da professora e da pesquisadora.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectFormação de conceitospt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectTeoria históricoculturalpt_BR
dc.subjectDidática Desenvolvimentalpt_BR
dc.titleFORMAÇÃO DE CONCEITOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO: UM ESTUDO EXPERIMENTALpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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