Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1996
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVEIRA, Vinicius Pereira e-
dc.date.accessioned2022-11-09T22:23:48Z-
dc.date.available2022-11-09T22:23:48Z-
dc.date.issued2022-07-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1996-
dc.descriptionOrientadora: Profa. Ma. Helena Borges Ferreira.pt_BR
dc.description.abstractA educação apresenta uma função social e educacional na vida das crianças e adolescentes e a vivência na escola é essencial na constituição do indivíduo. A escola desempenha variadas funções, nos quesitos sociais, políticos, pedagógicos e outros. Nesse ambiente, acontece a inclusão social, mas também acaba se apresentando um cenário de exclusão social, conhecido também como bullying. Este trabalho teve como objetivo compreender e destacar os principais elementos do fenômeno bullying no contexto escolar. Para o seu desenvolvimento, foi utilizada pesquisa bibliográfica qualitativa com levantamentos de artigos, dissertações, livros, documentos e legislações levantados nos sites acadêmicos Scielo, CAPES e Google Acadêmico. A prática do bullying dentro do ambiente escolar é muito comum e a análise e a discussão dessa temática é extremamente relevante e envolve os professores, os agentes e familiares. O levantamento desse tema deve ser feito de forma contínua e cotidiana para prevenção e estratégias de enfrentamento dessa realidade dentro do ambiente escolar. A psicologia também contribui muito para o combate dessa realidade difícil para os alunos envolvidos no processo dentro da escola. A psicologia contribui com as ações de prevenção contra as práticas de bullying, em que, o psicólogo auxilia na promoção de reflexões, desenvolvimento da autonomia, assessorando e complementando o trabalho da escola para o enfrentamento do bullying.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectBullying. Educação. Psicologiapt_BR
dc.titleBullying, o exercício da violência no contexto escolarpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:2022-1

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VINICÍUS PEREIRA E SILVEIRA.pdf601,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.