Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1996
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SILVEIRA, Vinicius Pereira e | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-09T22:23:48Z | - |
dc.date.available | 2022-11-09T22:23:48Z | - |
dc.date.issued | 2022-07 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1996 | - |
dc.description | Orientadora: Profa. Ma. Helena Borges Ferreira. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação apresenta uma função social e educacional na vida das crianças e adolescentes e a vivência na escola é essencial na constituição do indivíduo. A escola desempenha variadas funções, nos quesitos sociais, políticos, pedagógicos e outros. Nesse ambiente, acontece a inclusão social, mas também acaba se apresentando um cenário de exclusão social, conhecido também como bullying. Este trabalho teve como objetivo compreender e destacar os principais elementos do fenômeno bullying no contexto escolar. Para o seu desenvolvimento, foi utilizada pesquisa bibliográfica qualitativa com levantamentos de artigos, dissertações, livros, documentos e legislações levantados nos sites acadêmicos Scielo, CAPES e Google Acadêmico. A prática do bullying dentro do ambiente escolar é muito comum e a análise e a discussão dessa temática é extremamente relevante e envolve os professores, os agentes e familiares. O levantamento desse tema deve ser feito de forma contínua e cotidiana para prevenção e estratégias de enfrentamento dessa realidade dentro do ambiente escolar. A psicologia também contribui muito para o combate dessa realidade difícil para os alunos envolvidos no processo dentro da escola. A psicologia contribui com as ações de prevenção contra as práticas de bullying, em que, o psicólogo auxilia na promoção de reflexões, desenvolvimento da autonomia, assessorando e complementando o trabalho da escola para o enfrentamento do bullying. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Bullying. Educação. Psicologia | pt_BR |
dc.title | Bullying, o exercício da violência no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2022-1 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VINICÍUS PEREIRA E SILVEIRA.pdf | 601,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.