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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1998
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | OLIVEIRA, Maria Paula Silva de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-10T17:32:12Z | - |
dc.date.available | 2022-11-10T17:32:12Z | - |
dc.date.issued | 2022-07 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1998 | - |
dc.description | Orientadora: Ma. Jéssika Rodrigues Alves. | pt_BR |
dc.description.abstract | Deficiência é qualquer perda ou anormalidade da estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica. A deficiência visual envolve uma situação irreversível de diminuição da visão e uso de óculos convencionais, mesmo após tratamento clínico e/ou cirúrgico. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi traçar o perfil neuropsicológico de deficiência apresentado pela criança com a finalidade de identificar os déficits a partir de um modelo que compreenda os aspectos operacionais do sistema cognitivo, organizados em funções neuropsicológicas específicas. Trata-se de um estudo de revisão narrativa da literatura que investigou artigos, teses, monografias e livros dos anos 2005 a 2021 publicados na língua portuguesa e que respondessem à questão norteadora desse estudo: “Qual o papel da neuropsicologia na reabilitação de crianças com deficiência visual adquirida? ” A reabilitação visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes e familiares, otimizando o aproveitamento das funções preservadas por meio do ensino de estratégias compensatórias, aquisição de novas habilidades e a adaptação às perdas permanentes. Conclui-se que o papel da reabilitação neuropsicológica é estabelecer estratégias para adaptação de funções cognitivas afetadas. Um programa de reabilitação neuropsicológica deve ser individualmente elaborado e organizado adequadamente à situação de aprendizagem e desempenho do paciente, podendo sofrer alterações no percurso de acordo com o desenvolvimento do mesmo. Cabe ao terapeuta o reforço do comportamento cognitivo aprendido e de novos que levem o paciente a refletir sobre seu aprendizado, a fim de melhorar seu autocontrole e autogerenciamento no cotidiano, aprendendo a lidar melhor com seus déficits neuropsicológicos, visando qualidade de vida. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Reabilitaçao Cognitiva. Neuropsicológica. Deficiência visual | pt_BR |
dc.title | Processo de reabilitaçao de crianças com deficiência visual adquirida, com base na neuropsicologia: uma revisão integrativa da literatura cientifica. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2022-1 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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