Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2097
Título: TRANSTORNO DE PÂNICO E TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL: O QUE MOSTRAM AS PESQUISAS DO ESTADO DO CONHECIMENTO
Autor(es): HUEB, Flávia Barbosa Rocha
SILVA, Viviane dos Santos
Palavras-chave: Transtorno de Pânico. Terapia Cognitivo Comportamental. Estado do Conhecimento.
Transtorno de Pânico. Terapia Cognitivo Comportamental. Estado do Conhecimento.
Data do documento: Dez-2022
Resumo: INTRODUÇÃO: Pode-se considerar que transtorno do pânico é uma doença crônica de etiologia multifatorial. Acredita-se que um conjunto de fatores possa desencadear o desenvolvimento deste transtorno como experiências traumáticas e traumas e situações extremas de estresse. OBJETIVO: Compreender o Transtorno de Pânico e a Terapia Cognitiva Comportamental a partir de um estudo denominado “estado do conhecimento”. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico realizada a partir de um estudo denominado “Estado do Conhecimento”. Para isso, realizou-se uma busca no Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde – BVS, no período de abril à maio de 2022. Para as buscas foram utilizados os descritores “Transtorno do pânico” e “Terapia Cognitivo Comportamental” com o conector aditivo “AND”. Com a utilização dos filtros: critério de inclusão somente artigos redigidos na língua portuguesa, foram encontrados 39 artigos. Após leitura de todos eles e excluído os duplicados e os que não possuíam relação direta com o tema a ser abordado, foram selecionadas sete pesquisas para compor o corpus do estado do conhecimento. A análise dos dados contou com o auxílio do software Iramutq, que possibilitou a construção da nuvem de palavras e análise de similitude, para uma compreensão maior dos resultados das pesquisas. RESULTADOS: Os resultados das pesquisas selecionadas, que compõem o estado do conhecimento, cujo objetivo foi o de compreender o Transtorno de Pânico e a Terapia Cognitiva Comportamental, podem assim serem descritos: mostram que as terapias são efetivas para o transtorno de pânico e se constituem em alternativa interessante de tratamento; o Transtorno de Pânico e a Terapia Cognitivo Comportamental” se encontram interligadas e mostram-se 8 importantes nos tratamentos; pacientes necessitam de uma abordagem terapêutica apropriada, com associação de psicoterapia e medicações, uma vez que o Transtorno de Pânico é uma doença crônica e, portanto, sujeita a tornar-se mais aguda. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estado do conhecimento realizado sobre o Transtorno de Pânico, para além dos resultados apresentados, ressalta a importância da formação do psicólogo sobre essa temática, uma vez que a Terapia Cognitivo Comportamental mostra-se efetiva mediante os tratamentos.
INTRODUÇÃO: Pode-se considerar que transtorno do pânico é uma doença crônica de etiologia multifatorial. Acredita-se que um conjunto de fatores possa desencadear o desenvolvimento deste transtorno como experiências traumáticas e traumas e situações extremas de estresse. OBJETIVO: Compreender o Transtorno de Pânico e a Terapia Cognitiva Comportamental a partir de um estudo denominado “estado do conhecimento”. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico realizada a partir de um estudo denominado “Estado do Conhecimento”. Para isso, realizou-se uma busca no Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde – BVS, no período de abril à maio de 2022. Para as buscas foram utilizados os descritores “Transtorno do pânico” e “Terapia Cognitivo Comportamental” com o conector aditivo “AND”. Com a utilização dos filtros: critério de inclusão somente artigos redigidos na língua portuguesa, foram encontrados 39 artigos. Após leitura de todos eles e excluído os duplicados e os que não possuíam relação direta com o tema a ser abordado, foram selecionadas sete pesquisas para compor o corpus do estado do conhecimento. A análise dos dados contou com o auxílio do software Iramutq, que possibilitou a construção da nuvem de palavras e análise de similitude, para uma compreensão maior dos resultados das pesquisas. RESULTADOS: Os resultados das pesquisas selecionadas, que compõem o estado do conhecimento, cujo objetivo foi o de compreender o Transtorno de Pânico e a Terapia Cognitiva Comportamental, podem assim serem descritos: mostram que as terapias são efetivas para o transtorno de pânico e se constituem em alternativa interessante de tratamento; o Transtorno de Pânico e a Terapia Cognitivo Comportamental” se encontram interligadas e mostram-se 8 importantes nos tratamentos; pacientes necessitam de uma abordagem terapêutica apropriada, com associação de psicoterapia e medicações, uma vez que o Transtorno de Pânico é uma doença crônica e, portanto, sujeita a tornar-se mais aguda. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estado do conhecimento realizado sobre o Transtorno de Pânico, para além dos resultados apresentados, ressalta a importância da formação do psicólogo sobre essa temática, uma vez que a Terapia Cognitivo Comportamental mostra-se efetiva mediante os tratamentos.
Descrição: Orientadora: Vania Maria de Oliveira Vieira
Orientadora: Vania Maria de Oliveira Vieira
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2097
Aparece nas coleções:2022-2

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLAVIA ROCHA HUEB E VIVIANE DOS SANTOS 1.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.