Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2731
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRufino, Ana Luiza-
dc.contributor.authorOliveira, Júlia de-
dc.contributor.authorCunha, Valeska Guimarães Rezende da-
dc.date.accessioned2024-08-08T14:07:23Z-
dc.date.available2024-08-08T14:07:23Z-
dc.date.issued2022-12-10-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2731-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da representatividade negra nos livros infantis brasileiros utilizados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Parte-se do pressuposto de que nessa etapa da vida a criança forma o seu caráter, a sua personalidade e as suas concepções. O trabalho com livros infantis que tragam a figura negra de forma positiva é de extrema importância. Do ponto de vista teórico-metodológico desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica por meio de uma documentação indireta. Foi realizada uma observação direta informal, com professores e pedagogos que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, nas cidades de Uberaba (MG) e Conceição das Alagoas (MG), durante os períodos de estágio curricular obrigatório, no qual analisamos as obras que estavam sendo aplicadas nesse nível de escolaridade, que possuem personagens negros. Nesse contexto, foi possível explorar a forma como o negro é descrito nas obras infantis. O texto inicialmente traz uma contextualização e conceituação a respeito da literatura infantil e da representatividade negra, apresentando as definições desses termos e a história da literatura infantil no mundo e no Brasil. Posteriormente, retratamos sobre os conflitos étnicos raciais que existem dentro da literatura infantil brasileira, para isso relembramos a história do negro no nosso país e analisamos algumas obras clássicas da literatura negra. Além disso, expomos obras infantis que apresentam o negro de forma positiva, os valorizando, e as políticas públicas educacionais que reconhecem a cultura afro-brasileira. Ao final, identificamos que atualmente, em 2022, os livros infantis trabalhados na escola trazem uma representatividade negra positiva.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectLiteratura infantil.pt_BR
dc.subjectPersonagem negropt_BR
dc.subjectRepresentatividade negra.pt_BR
dc.titleREPRESENTATIVIDADE NEGRA NA LITERATURA INFANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL Ipt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:2022/2

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO VERSAO FINAL (BANCA) - ALUNAS ANA LUIZA RUFINO E JULIA OLIVEIRA.pdf270,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.