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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2731
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Rufino, Ana Luiza | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Júlia de | - |
dc.contributor.author | Cunha, Valeska Guimarães Rezende da | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T14:07:23Z | - |
dc.date.available | 2024-08-08T14:07:23Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-10 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2731 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da representatividade negra nos livros infantis brasileiros utilizados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Parte-se do pressuposto de que nessa etapa da vida a criança forma o seu caráter, a sua personalidade e as suas concepções. O trabalho com livros infantis que tragam a figura negra de forma positiva é de extrema importância. Do ponto de vista teórico-metodológico desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica por meio de uma documentação indireta. Foi realizada uma observação direta informal, com professores e pedagogos que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, nas cidades de Uberaba (MG) e Conceição das Alagoas (MG), durante os períodos de estágio curricular obrigatório, no qual analisamos as obras que estavam sendo aplicadas nesse nível de escolaridade, que possuem personagens negros. Nesse contexto, foi possível explorar a forma como o negro é descrito nas obras infantis. O texto inicialmente traz uma contextualização e conceituação a respeito da literatura infantil e da representatividade negra, apresentando as definições desses termos e a história da literatura infantil no mundo e no Brasil. Posteriormente, retratamos sobre os conflitos étnicos raciais que existem dentro da literatura infantil brasileira, para isso relembramos a história do negro no nosso país e analisamos algumas obras clássicas da literatura negra. Além disso, expomos obras infantis que apresentam o negro de forma positiva, os valorizando, e as políticas públicas educacionais que reconhecem a cultura afro-brasileira. Ao final, identificamos que atualmente, em 2022, os livros infantis trabalhados na escola trazem uma representatividade negra positiva. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil. | pt_BR |
dc.subject | Personagem negro | pt_BR |
dc.subject | Representatividade negra. | pt_BR |
dc.title | REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA LITERATURA INFANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL I | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2022/2 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ARTIGO VERSAO FINAL (BANCA) - ALUNAS ANA LUIZA RUFINO E JULIA OLIVEIRA.pdf | 270,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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