Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/3049
Título: CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS DAS LESÕES BENIGNAS ASSOCIADAS AO HPV NA CAVIDADE ORAL
Autor(es): Rodrigues Alceu Vitor Breno, Mata Ferreira Caroline Letícia
Palavras-chave: Hpv; Papiloma Vírus; Benignas; Papiloma Escamoso; Verruga Vulgar; Condiloma Acuminado; Hiperplasia Epitelial MultiFocal; Lesões Verrucosas
Data do documento: 28-Jun-2024
Resumo: O Papilomavírus humano (HPV) está associado a lesões benignas e malignas na cavidade oral. Na mucosa oral, este vírus está relacionado a lesões como: Papiloma Escamoso, Verruga Vulgar, Condiloma Acuminado, Hiperplasia Epitelial Multifocal, Carcinoma de Celulas Escamosas e Carcinoma Verrugoso. As principais características das lesões benignas são nódulos/pápulas, de superfície verrucosa, com coloração esbranquiçadas/roséas, pediculado ou séssil e assintomáticas. O diagnóstico das lesões é feito com exame clínico e anatomopatológico. Na sua maioria o tratamento é a excisão cirúrgica e acompanhamento. Entretanto, mesmo após a cura clínica, o vírus ainda permanece no epitélio da mucosa. O objetivo deste trabalho é descrever e analisar uma série de casos diagnosticados retrospetivamente como lesões benignas associadas ao HPV, procedentes do Serviço de Estomatologia/Patologia Oral da Universidade de Uberaba UNIUBE. Os dados coletados dos pacientes envolvidos incluíram: tipo histológico da lesão, idade, sexo, cor de pele, e localização. Os dados experimentais foram descritos utilizando, quando pertinente, média ± desvio padrão, mediana e percentual. O Papiloma de Células Escamosas é a lesão benigna mais comum associada ao HPV na cavidade oral, sendo encontrado frequentemente em pacientes do sexo feminino de pele clara, sem predileção de idade, variando entre 6 e 83 anos em palato duro/mole. A Verruga Vulgar é a segunda lesão mais comum desse grupo, sua predileção é pelo sexo masculino de pele clara, em pacientes entre a primeira e terceira década de vida, apresentada em lábio. O Condiloma Acuminado é a terceira doença mais comum da cavidade bucal causada pelo HPV e foi encontrada predominantemente em língua em pacientes do sexo masculino com pele clara, entre a quarta e quinta década de vida. Nessa casuística foi encontrada apenas um caso de Hiperplasia Epitelial Multifocal em mulher, indígena, 69 anos, as lesões apresentavam-se em lábio superior/inferior, mucosas jugais bilaterais e língua. Diante das análises e resultados obtidos, conclui-se que as Lesões Benignas da Cavidade Oral relacionada ao Papilomavírus Humano (HPV) revelaram padrões clínicos e epidemiológicos consistentes com a literatura existente.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/3049
Aparece nas coleções:2024/1

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Breno e Letícia-João Paulo.pdf956,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.