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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2154| Título: | TOCAR EM FRENTE AS ENSINHANÇAS DA DÚVIDA: a busca da identidade do Ensino Religioso |
| Autor(es): | Castro, Raimundo Márcio Mota de |
| Palavras-chave: | Ensino Religioso Identidade Formação de professores |
| Data do documento: | 2009 |
| Resumo: | A pesquisa Tocar em frente as ensinhanças da dúvida: a busca da identidade do Ensino Religioso está situada na linha de pesquisa Formação Docente e Práticas Educativas, do Programa de Mestrado em Educação, da Universidade de Uberaba. Este estudo tem como objetivo principal a busca da identidade do Ensino Religioso enquanto componente curricular escolar. Trata-se de uma pesquisa teórico-empírica, de abordagem qualitativa. Utilizou como procedimentos a leitura bibliográfica e, na parte empírica, narrativas de três professoras que atuam no Ensino Religioso na rede estadual de ensino, no município de Uberaba/MG. O referencial teórico apóia-se em Junqueira (2002a; 2002b; 2003), Eliade (2008), Otto (2007), Freire (1987; 1993; 2001) e Oliveira et al. (2007). A base metodológica fundamenta-se em Benjamim (1994), Bosi (1994) e Moreira (2004). A interpretação das experiências vividas pelas narradoras aproximou-se da análise fenomenológica por meio da qual se procura desvelar o não-aparente e perceber o sentido da experiência docente nesse componente curricular. No escopo da pesquisa, observa-se a identidade do Ensino Religioso em três momentos: em alguns momentos da histórica da educação brasileira; no entrelaçamento educação, Ensino Religioso e sagrado; e, na experiência de professoras que atuam nesse componente curricular. Como resultado observou-se que: trata-se de um novo ensino nascido a partir da LDB 9394/96, tendo sua forma embrionária no ensino catequético católico e, posteriormente, no ensino da religião; o sagrado enquanto objeto de estudo da disciplina não pode estar vinculado a uma única tradição religiosa, haja vista ao pluralismo presente no ambiente escolar; por ausência de formação específica e continuada, o professor não consegue, ainda que se esforce, atribuir uma identidade que personifique o Ensino Religioso, uma vez que o entende, quase que exclusivamente, como disciplina de valores humanos. O que possibilita afirmar que a identidade do Ensino Religioso depende da construção de sua epistemologia. |
| URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2154 |
| Aparece nas coleções: | TURMA 5 |
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| 1. CAPA[1].pdf | 275,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
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| 3. CAPITULO 1.pdf | 206,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
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| 5. CAPITULO 3.pdf | 211,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
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