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Título: | O ENSINO-APRENDIZAGEM DO GÊNERO POÉTICO POR MEIO DOS JOGOS LIMÍTROFES EM UMA TURMA DE SETE ANOS |
Autor(es): | Cunha, Neire Márcia da |
Palavras-chave: | Anos iniciais do ensino fundamental Ensino-aprendizagem Gênero poético. Jogos limítrofes. Leitura e escrita. |
Data do documento: | 6-Ago-2014 |
Resumo: | A presente dissertação se insere na linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo Ensino-Aprendizagem. A pesquisa representa um subprojeto de um projeto maior intitulado “Sistema de métodos para a Educação Básica e Superior: uma contribuição para a Didática Desenvolvimental”, coordenado pelo orientador da investigação. A temática abordada na pesquisa refere-se ao ensino-aprendizagem do gênero poético por meio dos jogos limítrofes. Além das contribuições teóricas de Vigotski (2001, 2003 2006, 2008, 2009, 2010), o estudo também fundamentou-se na obra de Leontiev (1983, 1983b 1978, 2010), Davidov (1999, 2003), Elkonin (1987, 2009) e Bakhtin (1997) como principais referenciais. O objetivo da pesquisa foi explicar a organização do processo de ensinoaprendizagem do gênero poético por meio dos jogos limítrofes em uma turma de crianças de sete anos, de uma escola pública municipal de Uberaba-MG. A metodologia geral da pesquisa foi o experimento didático-formativo (Davidov, 1999; Libâneo, 2009; Freitas, 2009), realizado em quatro etapas: a revisão da literatura, que contemplou uma revisão bibliográfica das obras dos autores já mencionados e, posteriormente, foram elaborados fichamentos das mesmas; o diagnóstico da realidade pesquisada, em que realizou-se uma pesquisa documental nos seguintes documentos educacionais: os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCNs), o Projeto Pedagógico da escola e o planejamento anual da professora da turma experimental; além da caracterização da instituição de ensino e dos sujeitos da pesquisa. Na elaboração do sistema didático experimental foi organizado o Plano de Unidade Didática, de acordo com as contribuições de Libâneo (2009) e Freitas (2009). Na última etapa procedeu-se a análise explicativa dos dados coletados. Assim, o processo de organização do ensino-aprendizagem do gênero poético por meio dos jogos limítrofes foi consubstanciado em três elementos fundamentais: a organização do ensino-aprendizagem considerando a zona de desenvolvimento imediato dos alunos, as formas de mediação perpetradas e as implicações do tempo no processo de investigação. Neste sentido, partiu-se de poemas vivos (carregados de significados) que, pelas ações das crianças, foram revividos (nos jogos) e recriados (com atribuição de novos sentidos), fatores que contribuíram para a identificação, o reconhecimento do gênero poético e a autonomia dos alunos, enquanto leitores e escritores de poesia. Conclui-se que a organização do ensino-aprendizagem do gênero poético por meio dos jogos limítrofes mostrou-se adequada para os sujeitos da pesquisa, tendo em vista a criação e a sustentação do desejo de aprender, a manutenção da atenção e da memória voluntária pelos alunos, a tomada de consciência do processo vivenciado pelas crianças e a contribuição para apropriação voluntária da escrita convencional (simbólica). Nesta perspectiva, a forma de organização do ensino-aprendizagem, consubstanciada na leitura e na escrita do gênero poético por meio dos jogos limítrofes, criou as condições de apropriação do gênero, na sua forma mais elaborada pelas crianças em fase de apropriação da leitura e da escrita. Os jogos limítrofes representaram a forma de organização do processo ensino-aprendizagem, no qual foram respeitados o momento de transição e a crise psicológica por que passam as crianças de sete anos, fato que contribuiu para o desenvolvimento integral dos sujeitos da pesquisa. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1009 |
Aparece nas coleções: | TURMA 9 |
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