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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1025
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Gracioli, Janete Tranquila | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-21T12:30:33Z | - |
dc.date.available | 2020-01-21T12:30:33Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-30 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1025 | - |
dc.description.abstract | Otrabalho docente implica relações dialéticas entre a subjetividade e a as condições institucionais e laborais em que é exercido. E sste estudo trata das implicações do trabalho docente na subjetividade de professores universitários. Vinculado à linha de pesquisa ―Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processo ensino-aprendizagem‖, objetivou identificar relações dialéticas entre a organização do trabalho do professor e a subjetividade. Foi investigada a organização do trabalho, os dilemas, as ambivalências, as relações interpessoais e as estratégias de enfrentamento de problemas vividos no cotidiano da profissão. Compõem o referencial teórico as noções: trabalho imaterial (LAZZARATO; NEGRI, 2001), capitalismo flexível (HARVEY, 2001; ANTUNES, 2004; ALVES, 2001), flexibilização dos vínculos e fragilidade das relações (SENNETT, 2000), sofrimento psíquico (DEJOURS, 1999), aumento das exigências no trabalho (BENDASSOLLI, 2000; DAL ROSSO, 2002) e subjetividade (ALVES, 2011; GONZALEZ REY, 2005). De abordagem qualitativa em interlocução com a pesquisa bibliográfica e empírica, a investigação foi baseada em entrevistas narrativas focadas na reconstrução dos acontecimentos vivenciados e a fim de apreender e transmitir a experiência adquirida dos professores segundo fatos significativos que os revelem como narradores de sua vida profissional e que revelem aspectos de sua subjetividade. O universo da pesquisa compôs-se de quinze professores de instituições de ensino superior privadas de Minas Gerais. Os resultados indicam que o trabalho é essencial na constituição da subjetividade do professor: o influencia e é influenciado por ele. Cada professor constrói uma trajetória singular no processo de desenvolvimento e formação do seu perfil profi ssional. O exercício do trabalho docente é um processo marcado por êxitos, dificuldades, sofrimentos ; m as inclui a paixão pelo que se faz e o orgulho de pertença a uma categoria e classe social . A isso se soma o contentamento pela aceitação social da profi ssão no âmbito em que é realizada e nas dimensões psicossociais em que é construída . Em conclusão, o professor universitário vive um processo caracterizado por mudanças contínuas e significativas em seu perfil profissional que exige polivalência e versatilidade; além do envolvimento físico, emocional e cognitivo no desempenho de suas funções laborais. A subjetividade associada às condições de trabalho influenciará a busca por mais qualificação, autoconfiança e empenho para uma atuação mais produtiva e saudável psicossocialmente. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior privado | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.title | ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR E SUBJETIVIDADE NO CAPITALISMO FL E XÍVEL | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 10 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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JANETE TRANQUILA GRACIOLI.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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