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dc.contributor.authorJunqueira, Adriana Mariano Rodrigues-
dc.date.accessioned2020-01-24T11:24:15Z-
dc.date.available2020-01-24T11:24:15Z-
dc.date.issued2015-08-25-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1036-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo caracterizar a formação autora e leitora de crianças de três anos de idade, por meio de uma pesquisa qualitativa realizada em uma escola pública da Rede Municipal de Educação Infantil, em Uberlândia-MG. No primeiro momento foram feitas observações, com registro fotográfico, de como a linguagem escrita é apresentada às crianças no espaço educativo e, posteriormente, observações das atividades desenvolvidas com uma turma de três anos, com a finalidade de verificar se as atividades de escrita desenvolvidas favorecem ou não a constituição autora e leitora das crianças participantes da pesquisa. No segundo momento, desenvolveu-se um experimento pedagógico por meio de três atividades com nove crianças da mesma turma. Para a realização do experimento pedagógico foram organizados três cenários temáticos a fim de que as crianças tivessem acesso a diferentes suportes e tipos de textos escritos. O papel da pesquisadora foi mediar a escrita em sua funcionalidade, de forma que as crianças criassem necessidade de se apropriar da escrita por meio de livros, cadernos, calendário, história em quadrinhos, rótulos de produtos de mercado, em suportes de variados formatos, texturas, cores, letras; e diferentes gêneros textuais. A fundamentação teórico-metodológica da pesquisa tem como aporte a Teoria Histórico-Cultural, que compreende a linguagem escrita como instrumento indispensável no processo de desenvolvimento infantil. Os resultados do estudo evidenciam a gênese da formação autora e leitora das crianças participantes da pesquisa, ao revelarem maneiras de ler apropriadas, manuseio adequado de objetos escritos que circulam em seu entorno, percepção da funcionalidade da escrita, elaboração de registros escritos por meio de garatujas, enfim, as crianças estabelecem uma relação com o objeto escrita em que atribuem sentidos aos atos de ler e escrever, condição sine qua non para sua formação autora e leitora.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpt_BR
dc.subjectApropriação da cultura escritapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectExperimento pedagógicopt_BR
dc.titleA CONSTITUIÇÃO AUTORA E LEITORA DE CRIANÇAS DE TRÊS ANOS DE IDADEpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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