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dc.contributor.authorSilva, Érica Pereira-
dc.date.accessioned2020-01-24T12:03:47Z-
dc.date.available2020-01-24T12:03:47Z-
dc.date.issued2016-07-14-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1050-
dc.description.abstractEste estudo insere-se na Linha de Pesquisa “Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processo de ensino-aprendizagem” do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIUBE. Toma como objeto de estudo o Plano de Aula dos professores dos anos finais da Educação Básica. A realização do planejamento das aulas tem sido considerada por diversos autores – dentre eles, Vasconcellos (2000), Gandin (1997), Menegolla e Sant‟Anna (2001), Libâneo (1994) e Saviani (2008) – um elemento importante no contexto escolar, por contribuir para a aprendizagem dos alunos. A partir desse pressuposto e tendo em vista que a capacidade de aprender se mostra cada vez mais uma questão essencial na educação, este estudo apresenta, como objetivo geral: identificar as representações sociais que os professores dos anos finais do Ensino Fundamental das escolas estaduais do município de Patos de Minas/MG têm construído sobre o planejamento realizado por eles em sala aula e suas implicações com o processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa, caracterizada por uma abordagem quanti-qualitativa, adota como suporte teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais, proposta por Moscovici (1978), Jodelet (2001) e a subteoria do Núcleo Central de Abric (2000). Participaram da pesquisa 60 professores da Educação Básica, de quatro escolas públicas de Patos de Minas/MG, que ministram aulas para alunos dos anos finais. Para a coleta dos dados, utilizou-se um questionário, contendo questões abertas e fechadas, e a técnica de associação livre de palavras, que foram tratadas pelo software EVOC, baseado no método Vergés (1992). Esse software tem como finalidade identificar, nas Representações Sociais, os elementos centrais e periféricos. Os dados coletados foram analisados com o auxílio da teoria das Representações Sociais, da subteoria do Núcleo Central e dos pressupostos da Teoria de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). As análises evidenciam que a maioria, 79,67% dos professores, acredita que a elaboração/aplicação do plano de aula tem contribuído para a aprendizagem dos alunos. Esse dado pode ser reforçado pelas palavras que foram identificadas no núcleo central das representações. Elas denotam sentimentos de que os professores compreendem o planejamento a partir de ações em que buscam o conhecimento do conteúdo, a organização do trabalho acadêmico e a responsabilidade com a prática docente.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES/UNIUBEpt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectPlano de aulapt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectRepresentações Sociaispt_BR
dc.titleO PLANO DE AULA E AS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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