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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1055
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Morais, Renat Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-24T12:13:54Z | - |
dc.date.available | 2020-01-24T12:13:54Z | - |
dc.date.issued | 2016-09-29 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1055 | - |
dc.description.abstract | Essa dissertação está inserida na linha de pesquisa processos educacionais e seus fundamentos e busca reconstituir a história do Colégio Polivalente de Uberaba, hoje conhecido como Escola Estadual Corina de Oliveira no período compreendido entre 1971 e 1982. As escolas polivalentes foram implantadas em um momento histórico que articulava grande prosperidade econômica e dura repressão política. Nesse período o governo militar adotou algumas reformas educacionais – a reforma universitária de 1968, a reforma do ensino de 2º grau de 1971 e a criação de uma rede de escolas polivalentes – com a finalidade, dentre outros objetivos, de modernizar a escola adaptando-a e integrando-a melhor a uma realidade econômica e social que demandava força de trabalho qualificada. A pesquisa desenvolveu-se em torno do seguinte problema: de que maneira o Colégio Polivalente de Uberaba se adequava aos interesses políticos e ideológicos do regime militar? Na busca de respostas para essa questão, a pesquisa procurou contemplar o contexto histórico em que a escola foi criada, a organização curricular e a metodologia de ensino, o corpo docente e discente e a infraestrutura escolar para, a partir daí, identificar o que o Colégio Polivalente tinha de diferente em relação às outras escolas do Estado. A investigação abrangeu pesquisa bibliográfica e documental no arquivo público de Uberaba, na 39ª Superintendência de Ensino de Uberaba e no próprio Colégio Corina de Oliveira. No caso da ingerência do regime militar na educação e do estudo das escolas polivalentes, ancoramo-nos em autores como Arapiraca (1982), Cunha e Goes (1996), Germano (1993), Resende (2011) e Romanelli (2007). O levantamento desses documentos e sua análise a partir da matriz epistemológica materialista permitiu concluir que o Colégio Polivalente de Uberaba tinha um perfil diferenciado que se refletia na infraestrutura, na organização curricular, com destaque para as disciplinas prático-vocacionais de artes industriais, artes comerciais, artes agrícolas e educação para o lar, na metodologia de ensino com uma maior ênfase na participação ativa do aluno e na proposta de educação tida como mais avançada e adaptada ao mundo moderno. Chegou-se à conclusão de que o Colégio Polivalente foi concebido no intuito de atender aos interesses da ditadura militar dando início a uma futura preparação de força de trabalho com qualificação, ordeira e disciplinada que poderia contribuir para o desenvolvimento capitalista no país. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Regime Militar | pt_BR |
dc.subject | Ensino Profissionalizante | pt_BR |
dc.subject | Colégio Polivalente | pt_BR |
dc.title | POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇAO NO REGIME MILITAR: (RE)VISITANDO O COLÉGIO POLIVALENTE DE UBERABA (1971-1982) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 11 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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RENANT ARAÚJO MORAIS.pdf | 21,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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