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dc.contributor.authorRosa, Ana Cristina-
dc.date.accessioned2020-01-24T12:27:20Z-
dc.date.available2020-01-24T12:27:20Z-
dc.date.issued2016-12-19-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1061-
dc.description.abstractO objetivo geral da pesquisa que resulta nesta dissertação é compreender se e como sexualidade, gênero e diversidade sexual são abordados no livro didático adotado na disciplina de Ciências do ensino fundamental II da rede municipal de Uberaba, MG. Desenvolvido na linha Processos Educacionais e seus Fundamentos, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba, o estudo faz parte de uma pesquisa mais ampla, que recorre ao seguinte corpus teórico: o livro didático é considerado pela perspectiva dos Estudos Culturais; dispositivos de controle da sexualidade são pensados por uma abordagem foucaultiana; e reflexões sobre gênero e diversidade sexual na Educação Básica são conduzidas por Louro (2007, 2014), Vianna (2006, 2012), entre outros. Os resultados aqui apresentados referem-se a uma pesquisa bibliográfica e documental, realizada em abordagem qualitativa. Além de leituras referentes ao corpus teórico, foi realizado um mapeamento do estado do conhecimento em três bases de dados. Quanto aos livros didáticos, a coleção analisada foi constituída por quatro volumes, adotados no período 2014-2015. Depois de identificados, os livros foram trabalhados pela análise de conteúdo, envolvendo: leitura flutuante, categorização, descrição e esforço interpretativo. Como resultados, constatou-se que a dimensão corporal humana é apresentada no livro didático de Ciências a partir de um corpo bastante específico: masculino, branco e heterossexual. A recorrente presença deste corpo, tomado como padrão, se dá em maior escala enquanto ilustração de atributos altamente desejáveis na sociedade contemporânea, tais como força, vigor, presteza e inteligência. Em contrapartida, aos outros corpos, restam espaços coadjuvantes ou mesmo espaço nenhum. Constatou-se, também, que a sexualidade é abordada a partir de um recorte anatomofisiológico, com pouca abertura para reflexões sobre suas dimensões política e afetiva. Conclui-se que a educação sexual, em sua amplitude, se faz necessária porque influencia na formação integral das crianças e adolescentes, sendo a escola um local privilegiado para a produção de conhecimentos revitalizados e descontaminados de preconceitos.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEducação para a Diversidadept_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titleSEXUALIDADE, GÊNERO E DIVERSIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO A PARTIR DO MATERIAL ADOTADO PELA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA, MGpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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