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dc.contributor.authorAlmeida, Wendel Rodrigo de-
dc.date.accessioned2020-01-27T13:48:34Z-
dc.date.available2020-01-27T13:48:34Z-
dc.date.issued2017-02-17-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1068-
dc.description.abstractCom o avanço da inserção das chamadas tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), a educação e o trabalho docente vêm sendo reconfigurados. Daí advém novas situações que representam um desafio constante para atuação profissional de professores. Tal quadro implica mudanças na forma de aprender, de ensinar e de se relacionar. Nessa direção, esta pesquisa, de natureza quanti-qualitativa, vincula-se à linha de pesquisa Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processo de ensino-aprendizagem e busca responder à seguinte questão: Que implicações e paradoxos a utilização de tecnologias digitais no processo de ensino aprendizagem traz ao trabalho docente, dentro e fora da sala de aula? Orienta-se pela hipótese de que as tecnologias digitais, por si só, não contribuem para o processo de ensino-aprendizagem, mesmo afetando diretamente o trabalho docente, uma vez que sua efetividade está condicionada à formação profissional de professores, ao contexto de sua aplicabilidade e às expectativas e demandas da sociedade em relação aos seus usos. O objetivo geral é analisar as implicações e os desafios relacionados à inserção das tecnologias digitais no trabalho docente. São objetivos específicos: conhecer as concepções que os professores possuem sobre o potencial didático-pedagógico das tecnologias digitais; entender as indagações e curiosidades dos docentes frente às possibilidades e limites no atinente à utilização de tecnologias digitais fora da sala de aula; e, analisar de que forma os docentes criam espaços para a inserção dos recursos midiáticos, informacionais e virtuais dentro e fora das salas de aula e de que maneira isso contribui para a construção do processo de ensino-aprendizagem. O referencial teórico apoia-se em autores, como Castells (2003; 2005), Fazenda (1992), Levy (1993; 2003), Kenski (1998; 2003; 2009), Moran (1998; 2000; 2003; 2004; 2012), que abordam aspectos relacionados à educação e tecnologia, além de Gadotti (2000), Morin (2005), Belloni (2002), Barreto (2003; 2004; 2008), França (2009), Freire (1996), Giroux (1997), Lourenço Filho (1978), Nóvoa (1991; 1995), Perrenoud (2002), Pretto (1999; 2006), Sancho (1998), Scheibe (2010), Teixeira (2011), Vermelho (2001) e Zuin (2006; 2010) que discutem o tema educação e suas transformações. A metodologia incluiu estudos bibliográficos, com destaque para os trabalhos apresentados nos GT16 Educação e Comunicação, da ANPEd e publicações disponibilizadas no site da SciELO. Teve como participantes 45 docentes e de 244 discentes do Centro Universitário do Planalto de Araxá – UNIARAXÁ, que responderam questionários eletrônicos e impressos, estruturados para a coleta de dados. Dentre os resultados alcançados destacam-se, de um lado, a necessidade de investimento na formação dos professores para o uso das TDICs, a necessidade de uma reflexão sobre tantos investimentos realizados em equipamentos e disponibilizados aos professores e, por outro lado, a falta de incentivo e disponibilização de horas de dedicação ao professor para utilizar tais tecnologias ou planejar suas aulas e ainda, a falta de conhecimento das TDIC “como recursos didático-pedagógicos” por parte dos professores e dos alunos. Conclui-se que há a necessidade de outros estudos para uma melhor análise sobre o fato de que as tecnologias usadas para fins educacionais ampliarem as possibilidades de o professor motivar os seus alunos, embora, como constatado no material empírico, alunos e professores necessitem de um letramento e uma alfabetização midiática e informacional.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectTecnologias Digitais da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectTrabalho Docentept_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.titleTECNOLOGIAS DIGITAIS E TRABALHO DOCENTE: relações e paradoxospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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