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dc.contributor.authorRosa, Aparecida Silvério-
dc.date.accessioned2020-01-28T11:05:56Z-
dc.date.available2020-01-28T11:05:56Z-
dc.date.issued2018-03-14-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1083-
dc.description.abstractA presente dissertação, desenvolvida na linha de pesquisa Processos Educacionais e seus Fundamentos, tem como objetivo geral analisar comparativamente os entendimentos de estudantes e de professores de um curso superior acerca da questão da indisciplina em referido nível de ensino. Trata-se de uma investigação em abordagem qualiquantitativa, realizada por meio de pesquisa bibliográfico-documental e de campo. A pesquisa bibliográfico-documental envolveu leituras introdutórias, seguidas de levantamentos nas bases de dados SciELO, Portal de Periódicos e Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Para tanto, foram buscadas produções do período 2010-2016, tendo como assuntos os termos combinados indisciplina, disciplina e ensino superior. O material encontrado foi lido, fichado e utilizado na composição do texto. Também foram examinados o regimento da IES onde se deu a pesquisa de campo bem como o Projeto Pedagógico do Curso de origem dos participantes. A pesquisa de campo foi feita no curso de Medicina Veterinária de uma IES privada da cidade de Patos de Minas (MG), e teve como participantes professores e alunos do 2º e do 10º períodos do curso. Para a coleta dos dados, utilizou-se de um questionário misto a um total de 146 discentes e 12 docentes. O instrumento permitiu esboçar o perfil socioeconômico e cultural dos participantes bem como alcançar seu entendimento do que seja ou não indisciplina. Os resultados mostram que, todos os participantes desta pesquisa consideram diversas situações como indisciplinadas. As concepções dos professores, dos alunos iniciantes e dos concluintes remetem às apresentadas em Estrela (1994), La Taille (1996) e Aquino (1996), que relacionam a indisciplina aos comportamentos que se contrapõem às regras, normas preestabelecidas para o bom andamento das atividades escolares. Com a pesquisa, vimos ainda que indisciplina diz respeito, muito mais, à falta de atenção e concentração na aula e/ou na atividade proposta. Em contraposição, a disciplina é compreendida como bom comportamento e obediência às regras.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectRelações de poderpt_BR
dc.subjectFundamentos teóricos da Educaçãopt_BR
dc.titleINDISCIPLINA NO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVAS DOCENTES E DISCENTESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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