Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1084
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carneiro, Amanda de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-28T11:14:51Z | - |
dc.date.available | 2020-01-28T11:14:51Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-04 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1084 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa, realizada no Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba, dentro da linha “Processos Educacionais e seus Fundamentos”, busca resgatar, por meio de pesquisa documental, bibliográfica e da história oral, o papel da instituição feminina Colégio Nossa Senhora das Graças, na cidade de Patos de Minas. O objetivo foi compreender a trajetória dessa instituição no período de 1948 a 1960, quando as Irmãs Sacramentinas assumiram a direção dela, aderindo ao modelo de internato feminino e transformando-a em Escola Normal. Discutiu-se acerca da atuação pedagógica de uma congregação religiosa na educação feminina destinada às filhas de famílias mais abastadas, assim como o papel da educação confessional na formação das moças da alta sociedade daquela época em uma cidade do interior mineiro. Nessa perspectiva, percebeu-se o envolvimento da igreja no processo de escolarização de uma parcela muito pequena da sociedade, exclusivamente do sexo feminino, tendo como base a educação formal como estratégia para consolidar hábitos e costumes pautados em concepções religiosas, especialmente as católicas, com a finalidade de reger a vida da “boa moça”. O referencial teórico apoiou-se principalmente nas contribuições de Azevedo (1958), Azzi (1981), Campos (2002), Cavalieri (1983), Fonseca (1974), Hilsdorf (2003), Manoel (1996), Mello (1979), Nosella e Buffa (2009), Nóvoa (1995), Oliveira (2015), Romanelli (2002), Saviani (2005). O processo de investigação, dividido em três etapas, contou com pesquisa bibliográfica, levantamento e catalogação das fontes – inclusive da história oral, de interesse para a pesquisa – e, por fim, realizou-se uma análise documental do material levantado in loco. Os resultados apontam que o Colégio Nossa Senhora das Graças de Patos de Minas, ao oferecer o curso normal, formou profissionalmente moças para atuarem na educação local, assim como se tornou um mecanismo de educação e iniciação social, pois que cumpriu seus propósitos também de receber as jovens e prepará-las para o exercício do papel feminino tradicionalmente determinado pela sociedade da época, desempenhando as funções de mãe e esposa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Instituições Escolares | pt_BR |
dc.subject | Educação Feminina | pt_BR |
dc.subject | Escola Confessional | pt_BR |
dc.title | MOÇAS PRENDADAS E BEM-FORMADAS DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS DE PATOS DE MINAS – MG (1948-1960) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 13 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Amanda de Lima Carneiro.pdf | 4,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.