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dc.contributor.authorCardoso, Cristina Alves de Souza-
dc.date.accessioned2020-05-08T14:14:11Z-
dc.date.available2020-05-08T14:14:11Z-
dc.date.issued2019-03-11-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1123-
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema a experiência brasileira de Comunidade de Aprendizagem na educação básica, segundo conceito definido pelo Centro de Investigación en Teorías y Exceso de Prácticas de Desigualdades – CREA, da Universidade de Barcelona. Desenvolvido na linha de pesquisa “Processos educacionais e seus fundamentos”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba, esta investigação integra-se ao projeto interinstitucional Perspectivas Interdisciplinares na Educação. Partindo do pressuposto de que a proposta de Comunidade de Aprendizagem se constitui em um conjunto de práticas educativas interdisciplinares identificadas pela pesquisa Strategies for Inclusion and Social Cohesion in Europe from Education - INCLUD-ED (2006 – 2015), a interrogação norteadora da presente investigação é: como se constitui uma Comunidade de Aprendizagem na experiência brasileira? Desta pergunta, e de outras formuladas durante o processo investigativo, busca-se compreender como se concebe o processo de transformação de escolas de educação básica de três municípios brasileiros em Comunidade de Aprendizagem. O referencial teórico abrange a compreensão do conceito e da experiência brasileira de Comunidade de Aprendizagem, fundamentado em Mello, Braga e Gabassa (2014), Saso et al (2002) e Flecha (2015). Com aporte na obra de Bicudo (2011), norteia-se todo o processo investigativo desta pesquisa, de natureza teórica, exploratória, descritiva e de abordagem qualitativa, por meio de uma análise fenomenológica hermenêutica do discurso desvelado em obras sobre a origem dessas comunidades, do conhecimento construído sobre esta temática em três grupos de pesquisa de universidades brasileiras, e da experiência brasileira dos municípios de Serra do Salitre, MG, São Carlos, SP, e Tremembé, SP, assim como das políticas públicas que respaldam essa iniciativa escolar. Os resultados alcançados explicitam que o projeto Comunidade de Aprendizagem vem sendo disseminado pelo Brasil por meio de parcerias amparadas pelo NIASE e pelo Instituto Natura e secretarias estaduais e municipais de educação. Assim, secretarias de educação e escolas de educação básica que aderiram ao projeto concebem um modelo de atuação em Comunidade de Aprendizagem, aplicando suas práticas educativas e adotando suas concepções. As conclusões indicam ser o projeto uma proposta interdisciplinar de transformação da escola que visa contribuir com a melhoria da qualidade da educação, ainda que essa investigação aponte desafios e necessidades de mais indícios que não se esgotam com essa pesquisa de Mestrado, e desperta ainda mais inquietações para futuras investigações.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectProcessos educacionaispt_BR
dc.subjectComunidade de Aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectExperiência brasileirapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleCOMUNIDADE DE APRENDIZAGEM: ANÁLISES INICIAIS DA EXPERIÊNCIA BRASILEIRApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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