Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1139
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gonçalves, Núbia Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-11T12:00:19Z | - |
dc.date.available | 2020-05-11T12:00:19Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-21 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1139 | - |
dc.description.abstract | Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processo de ensino-aprendizagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uniube. Integra uma proposta maior intitulada Desenvolvimento profissional de professores da educação superior do Triângulo Mineiro: contribuições da Teoria das Representações Sociais. Especificamente, esta investigação toma como objeto de estudo a relação professor/aluno, considerando-a como uma prática pedagógica. Parte do princípio de que essa relação pode influenciar a aprendizagem acadêmica, ou, de forma mais específica, colabora para que uma atmosfera positiva circunde tanto o professor, quanto os alunos. Configura-se como uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa e busca respaldo teórico-metodológico na Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003), e na subteoria do Núcleo Central desenvolvida por Abric (2000). Apresenta como objetivo geral identificar e compreender as representações sociais dos licenciandos dos últimos períodos do curso de Pedagogia do UNIPAM, sobre as implicações da relação professor/aluno vivenciadas por eles durante a formação acadêmica. Participaram da pesquisa68 acadêmicas. A coleta dos dados foi realizada a partir de três instrumentos: um questionário contendo questões abertas e fechadas; a TALP - Técnica de Associação Livre de Palavras e entrevistas para confirmação do Núcleo Central. Para auxiliar as análises, além da Teoria das Representações Sociais e da Análise de Conteúdo de Bardin (2011), para as questões abertas do questionário, utilizou-se também o software EVOC, para processamento das palavras da TALP. Esse software busca identificar, nas Representações Sociais, os elementos centrais e periféricos. É baseado no método Vergés (2002), que tem como finalidade combinar a frequência com a ordem de emissão das palavras. Os resultados, embora apresentem alguns indícios, no sistema periférico, de representações negativas, quanto à avaliação, ao uso excessivo do “datashow” e à falta de compreensão dos docentes nas apresentações dos trabalhos, como elementos que têm prejudicado a relação professor/alunos, evidenciam, por outro lado, no núcleo central, representado pelas palavras, respeito, aprendizagem e diálogo, construções de representações positivas sobre a relação professor/aluno, como uma prática pedagógica. Esses elementos ancoram em sentimentos que possivelmente têm auxiliado o processo de aprendizagem e formação profissional dessas licenciandas. Assim, a pesquisa sugere discussões e reflexões seguidas de ações formativas, no âmbito do curso, com relação à possibilidade de os elementos negativos do sistema periférico migrarem para o núcleo central. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Relação professor/aluno | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Docência universitária | pt_BR |
dc.subject | Representações Sociais | pt_BR |
dc.title | REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA: AS VOZES DOS ALUNOS DE PEDAGOGIA DO UNIPAM | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 14 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Núbia Cristina Gonçalves.pdf | 2,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.