Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1162
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dutra Amaral, Fabíola | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-14T15:47:33Z | - |
dc.date.available | 2020-05-14T15:47:33Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-30 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1162 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o Programa de Extensão Integração UFU/Comunidade (Peic) e seu papel na formação dos discentes dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que atuam como bolsistas de projetos ligados à educação, propondo melhorias ao programa. Apresentam-se como objetivos específicos refletir sobre a relação da extensão universitária e a formação inicial de professores, situar o referido programa no contexto da política de extensão na UFU e criar um instrumento avaliativo que possibilite a instituição mensurar o impacto do Peic na formação dos bolsistas participantes. Tomando como base o conceito de extensão universitária, analisamos se a prática extensionista proporcionada por essa vivência realmente tem algum impacto da formação desses discentes, produzindo novos conhecimentos. Ao longo deste trabalho, entendemos que a escola de educação básica torna-se um espaço de muito interesse para projetos de extensão com impactos em diferentes dimensões, como no processo de ensino aprendizagem, na gestão e na formação de professores, objeto de estudo desta pesquisa. Imprescindível, também, é o papel do professor/tutor, auxílio que coordena a ação extensionista, uma vez que a sua postura tem influência direta na reelaboração da prática do aluno em função dos conceitos apreendidos e das experiências vivenciadas. Destacamos como a regulamentação da legislação faz-se urgente e necessária a fim de garantir o financiamento e a continuidade das ações extensionistas. Além disso, ressaltamos a importância da avaliação institucional das IES como a extensão se localiza neste contexto, elencando indicadores e apresentando como o nosso produto de pesquisa poderá colaborar com essa avaliação. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se pelo enfoque qualitativo, sendo do tipo social, descritiva, organizada por meio de um estudo de caso, recorrendo à análise de conteúdo para a verificação dos dados. Ao final do trabalho, não foi possível responder integralmente às indagações referentes ao impacto da extensão sobre a formação dos alunos; mas indícios de que essa reposta é positiva foram encontrados a partir da análise das respostas dos questionários aplicados como parte do levantamento dos dados para a pesquisa. Entendemos que o nosso instrumento de avaliação poderá colaborar sobremaneira para essa confirmação e esperamos que nossa pesquisa possa contribuir com a formação dos bolsistas envolvidos nos projetos de extensão universitária, tornando- os, além de profissionais, cidadãos críticos capazes de perceberem os anseios e demandas da sociedade, entendendo ser esta a função precípua de uma universidade pública. | pt_BR |
dc.subject | Extensão universitária. Formação de professores. Peic. UFU. | pt_BR |
dc.title | A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA: UMA ANÁLISE DESTA CONTRIBUIÇÃO A PARTIR DO PROGRAMA DE EXTENSÃO INTEGRAÇÃO UFU/COMUNIDADE – PEIC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2018 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fabiola Dutra Amaral.pdf | 2,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.