Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1172
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gonçalves de Oliveira Andrade, Sirlei | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-14T17:55:04Z | - |
dc.date.available | 2020-05-14T17:55:04Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-26 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1172 | - |
dc.description.abstract | Essa pesquisa vem em consonância com uma busca pessoal, ao propor que a música seja vista, como um elemento vasto, revelador, constituinte da humanidade que está em todos os meios sociais, e a partir de então, um instrumento que possibilita a construção de um rico ambiente de aprendizagem. A linha de pesquisa adotada refere-se à Educação Básica: fundamentos e planejamento. O objetivo principal ao escolher a música como elemento de apreciação e ênfase cognitiva é para apresentar a mesma como uma relevante ferramenta que além da conotação cultural, que detém intrinsecamente o saber associado a uma evolução social ocorrida em décadas de aprendizagem e desenvolvimento, impelindo o ser humano preconizar o envolvimento na busca da arte, do belo e do enlevo, pelos sons, seja natural ou produzido por instrumentos afins, desde a mais tenra idade e também desde os primórdios a que se tem notícia, detalhados em estudos arqueológicos, propõe também um instrumento pedagógico bastante útil na constituição da Educação Infantil. A pesquisa retratada neste estudo realizar-se-á por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental. Como abordagem, valer-se-á de critérios qualitativos. Os pressupostos teóricos deste estudo se fundamentam em Bréscia (2003), Brito (2003), Snyders (1992), Oliveira (2012), dentre outros que se apresentam ao longo desse texto. Buscar-se-á, ainda que de maneira concisa, apresentar os principais respaldos legais que determinam ou mesmo amparam a inclusão da música nos ambientes escolares, entre eles a Constituição Federal (1988) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e especificamente a Lei Nº 11.769 (2008). | pt_BR |
dc.subject | Práticas Pedagógicas. Ensino Musical. Educação Infantil. | pt_BR |
dc.title | NO COMPASSO DA MÚSICA: A CONSTRUÇÃO DA MUSICALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA EMEI PROFESSORA CORNÉLIA YARA CASTANHEIRA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2018 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sirlei Gonçalves de Oliveira Andrade.pdf | 2,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.