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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1176
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Aguiar da Silva, Adriana | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-15T17:47:01Z | - |
dc.date.available | 2020-05-15T17:47:01Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-09 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1176 | - |
dc.description.abstract | trabalho buscou analisar como a cultura indígena é representada na disciplina de História em uma escola estadual de Ensino Fundamental II em Boa Vista, Roraima. Foi examinado o Projeto Político Pedagógico da escola e os registros de sala de aula da disciplina. A hipótese inicial desta pesquisa é de que a História apresentada nas salas de aula de uma escola de Boa Vista não faz justiça à cultura indígena, sobretudo na questão dos índios urbanos ou citadinos, mesmo que a capital de Roraima concentre grande população de diversas etnias. Como entendia Walter Benjamin, a história, contada a partir da perspectiva do vencedor, é uma versão parcial e enviesada, ou o ponto de vista preconceituoso daquele que venceu. O produto foi pensado e desenvolvido levando-se em consideração aquilo que a cultura indígena perdeu na narrativa oficial, pois a escola não pode se excluir nem fingir não ver a presença dos indígenas nas escolas urbanas. Portanto, este trabalho tem grande relevância por reconhecer a necessidade de afirmação étnica a ser trabalhada, de forma a valorizar os grupos minoritários. A relevância acadêmica é de dar apoio a pesquisas futuras sobre os indígenas urbanos, que são, de modo geral, população carente de políticas públicas específicas. Longe de ser exótica, a cultura indígena é um entrelaçamento de língua, costumes, valores, crenças e instituições sui generis. Esta pesquisa foi realizada dentro da linha de pesquisa “Educação Básica: Fundamentos e Planejamento”, no Programa de Mestrado Profissional em Educação, na Universidade de Uberaba, campus de Uberlândia. O produto possui uma abordagem qualitativa, bibliográfica, documental e um estudo de caso. Serviram como referencial teórico desse trabalho, sobretudo as referências de Darcy Ribeiro, Walter Benjamin e Mary Del Priore, além da Base Nacional Comum Curricular. Como produto final, para uma melhor abordagem da Cultura Indígena, na disciplina de História, fica disponibilizado um Guia Pedagógico, para que a escola trabalhe a temática em sala. O produto é exigência do Curso de Mestrado Profissional em Educação, como forma de contribuir para a melhoria do contexto social. | pt_BR |
dc.subject | Cultura Indígena. Ensino de História. Indígenas Urbanos. Projeto Político Pedagógico. | pt_BR |
dc.title | O ENSINO DE HISTÓRIA DA CULTURA INDÍGENA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BOA VISTA – RORAIMA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2019 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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