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dc.contributor.authorViola Coppe, Gabriela-
dc.date.accessioned2020-05-19T18:19:26Z-
dc.date.available2020-05-19T18:19:26Z-
dc.date.issued2019-12-20-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1186-
dc.description.abstractEste texto apresenta os resultados de uma pesquisa, desenvolvida no ano de 2019, com a finalidade de contribuir com a reflexão sobre as colaborações da fonoaudiologia educacional para a prevenção das possíveis alterações de leitura em alunos do primeiro ano do ensino fundamental e elaborar material de apoio, vinculado ao desenvolvimento das habilidades metafonológicas. O percurso metodológico caracterizou-se por estudo de natureza qualitativa, com revisão bibliográfica e análise documental, tomando como fontes de dado documentos produzidos e ou utilizados no Projeto de Prevenção em Alterações de Leitura no Ensino Fundamental baseado no modelo Response toIntervention (RTI). Os documentos apresentam relação com o papel do fonoaudiólogo no âmbito educacional e com resultados avaliativos dos alunos do primeiro ano após intervenção precoce desenvolvida em sala de aula. Além desses documentos, foram analisados o próprio protocolo avaliativo e o Projeto Pedagógico do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado. De acordo com os resultados das análises, destaca-se a importância do trabalho fonoaudiológico na intervenção precoce das alterações de leitura em alunos em fase de alfabetização. A intervenção precoce em habilidades metafonológicas aplicadas em estudantes que apresentaram riscos para dislexia ou transtorno de aprendizagem, ou seja, a intervenção sendo realizada no início da alfabetização, favoreceu a diminuição de estudantes a adquirirem alterações no processo de leitura, como mostrou os resultados das análises dos dados. Foi demonstrada evolução da pontuação nas habilidades preditoras da leitura dos alunos como resultado das avaliações do final do segundo bimestre. Isso demonstra a importância do fonoaudiólogo em promover o trabalho preventivo dentro da escola juntamente com o professor. Outro resultado importante foi a verificação de que o teste de Identificação Precoce dos Problemas de Leitura facilita o direcionamento dos alunos para as camadas 1, 2 e 3 do modelo de resposta à intervenção. Os resultados evidenciaram, também, a necessidade de elaboração de um livro infantil para estimulação das rimas intitulado “Família em versos e rimas” destacando a importância do trabalho de rimas para os alunos em processo de alfabetização pois são importantes preditoras para a aquisição da leitura.pt_BR
dc.subjectFonoaudiologia educacional. Alterações na leitura. Prevenção.pt_BR
dc.titleINTERVENÇÃO PRECOCE NOS PROBLEMAS DE LEITURA: CONTRIBUIÇÕES DA FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL NA PREVENÇÃO DAS ALTERAÇÕES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PATROCÍNIO-MGpt_BR
Aparece nas coleções:2019

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