Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1208
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bueno, Flaviane de Fátima Lima | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-20T15:30:21Z | - |
dc.date.available | 2020-05-20T15:30:21Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-22 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1208 | - |
dc.description.abstract | Com o tema arte na educação inclusiva, esta dissertação integra-se à linha de pesquisa Processos Educacionais e seus Fundamentos, ao Núcleo de Estudos sobre o Professor, a Arte e a Filosofia – NEPAFi, e ao projeto temático Interdisciplinaridade na educação básica: estudos por meio da arte e da cultura popular, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba. Tem como referencial teórico o ideário de Lúcia Helena Reily e parte da seguinte questão: qual o sentido do ensino da arte para a inclusão de alunos com deficiências no ensino regular? O objetivo mais amplo deste trabalho é compreender o sentido do ensino de Artes na inclusão escolar de alunos com deficiência. Para alcançá-lo, abrange um estudo teórico e descritivo em uma abordagem qualitativa e segundo o entendimento de Lüdke e André. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com aporte em Lima e Mioto e uma análise documental das políticas públicas relacionadas à temática deste trabalho, fundamentada em Sá-Silva, Almeida, Guidane. Em relação aos resultados, observa-se que o ensino da arte foi, inicialmente, utilizado junto a pessoas com deficiências, contribuindo para seu desenvolvimento formativo. Na escola regular inclusiva existem inúmeros estudos e relatos de experiência, nos quais observa-se que a linguagem artística desenvolve a autoestima dos alunos com deficiência, estimula o seu potencial criativo e, por meio de diferentes atividades e materiais, os discentes conversam e são ouvidos, conhecem e sentem diferentes texturas, cores, formas e ritmos. Esses momentos de livre expressão podem permitir situações de segurança, favorecer o desenvolvimento das crianças e jovens e constituir momentos importantes para a socialização e aprendizagem em uma atitude interdisciplinar. Em relação às políticas educacionais vigentes, nota-se que elas explicitam uma proposta de inclusão na escola, dando direito aos alunos com deficiência de se matricularem nas salas do ensino regular. Conclui-se que as linguagens artísticas se tornam aptas para colaborar na inclusão da criança e do jovem no ensino regular. Há, no entanto, a necessidade de criação de programas direcionados à formação de educadores para atuarem na disciplina de Artes junto aos alunos que apresentam algum tipo de deficiência. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.title | O SENTIDO DA ARTE NA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 11 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Flaviane de Fátima Lima Bueno.pdf | 2,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.