Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1219
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Momenté Alves, Mateus | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-20T17:29:38Z | - |
dc.date.available | 2020-05-20T17:29:38Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-22 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1219 | - |
dc.description.abstract | Buscando a melhoria da qualidade da educação, a temática gestão da avaliação da educação pública tem estado presente nas discussões de diversos sistemas de ensino. Em 2011, o governo goiano criou o Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás, o SAEGO, uma política pública estadual, que tem como objetivo colaborar para a compreensão da avaliação externa e em larga escala, sendo destinada às escolas da rede estadual e às escolas conveniadas. Este trabalho integrou a linha de pesquisa Educação Básica: Fundamentos e Planejamento e, objetivou, identificar, analisar e compreender pontos importantes do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás, no Colégio Estadual Inácio Pinheiro Paes Leme, no período de 2011 a 2017, precisamente na 3ª Série do Ensino Médio. Dentre os pontos que nortearam a pesquisa focou-se em verificar como se desenvolveu a gestão no âmbito do sistema educativo no Estado de Goiás e, sua relação com a prática docente, visando avançar a proficiência do estudante e na melhoria da qualidade da educação, além de analisar as ações do Estado de Goiás voltadas para a melhoria da qualidade e gestão da educação, bem como avaliar os impactos dessas políticas no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do CEIPPL. Como recurso metodológico adotou-se a pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem quali-quantitativa. A investigação foi estruturada em três procedimentos elementares e desdobráveis: Diagnóstico inicial; Levantamento de Dados; Análise e Interpretação dos Dados. Os pressupostos teóricos estão embasados em Bonamino e Franco (1999), Bondioli (2004), Dourado e Oliveira (2009), Freitas (1995; 2005), Gatti (1994; 2002; 2003; 2009), Gatti, Vianna e Davis (1991), Libâneo (2013; 2014), Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), Luckesi (2001; 2011), Pestana (1998) e Vianna (2014), além de outros autores e documentos oficiais do Estado de Goiás, do CAEd e do MEC. A pesquisa, mostrou que o Estado de Goiás possui uma política pública específica voltada para a avaliação em larga escala sendo desenvolvida pelo CAEd. Apresenta ações importantes, dentre outras, a formação continuada dos professores, a distribuição de material de apoio pedagógico para professores e alunos. Porém, a equipe escolar do CEIPPL, apresenta dificuldades em interpretar e apropriar os resultados das avaliações externas realizadas: SAEB e SAEGO. Enfim, sugestões foram apresentadas, para que a escola encontre motivação e comprometimento no processo de ensino e aprendizagem, com práticas pedagógicas responsáveis, para assim, melhorar o desempenho escolar e preparar o jovem estudante para o prosseguimento acadêmico. | pt_BR |
dc.subject | Política Pública. Avaliação Educacional. SAEGO. Desempenho Escolar. Qualidade da Educação. | pt_BR |
dc.title | ESTUDOS E REFLEXÕES EM AVALIAÇÃO: O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS (SAEGO) NO COLÉGIO ESTADUAL INÁCIO PINHEIRO PAES LEME EM CACHOEIRA DOURADA-GO (2011-2017) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2019 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mateus Momenté Alves.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.