Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1228
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Borges da Silva, Henrique | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-20T18:12:19Z | - |
dc.date.available | 2020-05-20T18:12:19Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-28 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1228 | - |
dc.description.abstract | O ideário higienista e seus desdobramentos em diversos campos como a educação e a saúde constitui-se como uma marca na sociedade do mundo como um todo e, consequentemente, repercutiu na brasileira, desde a Primeira República. A pesquisa desenvolvida concentra-se na linha de pesquisa Educação Básica: Fundamentos e Planejamento. Com fundamento nos estudos e conceitos acerca do higienismo desde a Idade Média até os dias atuais, este estudo tem por base também os novos conceitos disseminados pelo movimento higienista nas salas de aula do Brasil, incorporando os avanços tecnológicos e sociais a partir da República Velha até o presente. Nosso objetivo principal é identificar os principais hábitos de higiene praticados na Escola Municipal Emílio Ribas e no contexto familiar dos participantes e analisá-los à luz dos preceitos de higiene utilizados desde a República Velha e inserir novas práticas educacionais e preventivas. Quanto à Metodologia, optamos pela pesquisa-ação e pelo estudo de caso. O grupo de participantes é composto por dez alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, com idade entre cinco e nove anos, da Escola Municipal Emílio Ribas, da zona rural de Uberlândia - MG. Com base na análise da água, por meio de exames laboratoriais, constatou-se que, apesar de não apresentar coliformes patogênicos, demonstrou possível contaminação por esgoto doméstico. Foi constatado também que a concentração de flúor estava abaixo do previsto pelo Ministério da Saúde. Outro aspecto observado foi a ausência de sabão ou sabonete nos banheiros da escola para higienização das mãos dos alunos. Como se trata de uma pesquisa qualitativa com método da pesquisa-ação, algumas propostas de ação interventivas foram realizadas e outras serão propostas como desdobramento desta pesquisa. Com o intuito de melhorar a qualidade da água oferecida à comunidade da Escola Emílio Ribas, será enviado um ofício à Prefeitura Municipal de Uberlândia solicitando o tratamento da água e a disponibilização de sabão ou sabonete nos banheiros da escola. Realizaram-se também exames de urina e fezes dos alunos participantes para verificar se havia algum tipo de doença oriunda das más condições de higiene. Apesar das condições de higiene, o resultado dos exames foi negativo para patologias. Além disso, serão disponibilizados à escola e para os alunos vídeos educativos sobre como lavar corretamente as mãos e sobre a necessidade de banhos diários para se evitar a contaminação. Acredita-se que esta pesquisa contribuiu, positivamente, não só para os alunos participantes, mas também para toda a comunidade da escola que poderá receber água tratada e ter melhores condições de higiene. | pt_BR |
dc.subject | Higienismo. História da higiene. Saúde na escola. Educação Básica. Higiene e Educação. | pt_BR |
dc.title | AS CONDIÇÕES DE HIGIENE EM UMA ESCOLA RURAL DO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2020 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Henrique Borges da Silva.pdf | 2,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.