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dc.contributor.authorRodrigues Sant'Anna Campos, Lílian-
dc.date.accessioned2020-05-25T17:24:55Z-
dc.date.available2020-05-25T17:24:55Z-
dc.date.issued2020-03-13-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1232-
dc.description.abstractA assistência à saúde e gestão dos processos realizada com qualidade e de maneira humanizada tem sido um objetivo a ser alcançado no sistema de saúde. Em 2003, o Ministério da Saúde criou a Política Nacional de Humanização (PNH), eixo norteador da humanização nas ações de saúde, para fortalecimento do SUS. Essa meta requer investimentos nos serviços de saúde e na formação dos profissionais da área, como sujeitos atuantes, humanizados e transformadores da realidade de saúde. Essa pesquisa situa-se no campo de investigação qualitativa, tipo estudo de caso com o objetivo de compreender os significados de humanização na saúde atribuídos por docentes e egressos do Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica de Saúde (ESTES) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e no Projeto Político Pedagógico (PPP) vigente em 2019, do referido Curso. Os procedimentos metodológicos utilizados foram análise de documentos públicos e a aplicação de questionários. A análise nos dados dos questionários evidenciou categorias comuns acerca da humanização na saúde: atitudes humanas, empatia, acolhimento e valorização do paciente. Referente à análise documental do PPP do curso, identificou-se que a palavra “humanização” não foi mencionada. O documento apresenta termos relacionados a“humanização”. A pesquisa demonstra que a humanização na saúde é compreendida ainda pelos participantes, em maior proporção, como conceito subjetivo, que remete aos valores humanos e em menor magnitude o conceito de humanização como política, introduzida pela PNH desde 2003. O PPP aborda o tema de maneira incompleta em relação ao proposto pela PNH. A partir desses resultados apresenta-se uma proposta de formação continuada para os docentes e uma para os egressos participantes sobre a política pública de humanização na saúde. Concluiu-se que é imperativo realizar estratégias que possibilitem o aprendizado da humanização por docentes e futuros profissionais do Curso Técnico em Enfermagem da ESTES/UFU, numa perspectiva de construção de saberes e atitudes acerca do significado político de humanização na prática dos profissionais de enfermagem, que auxilie no processo de formação de sujeitos autênticos, participativos, responsáveis e promotores de uma assistência humanizada.pt_BR
dc.subjecthumanização, saúde, enfermagem, ESTES, ensino.pt_BR
dc.titleA HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE NO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DA UFUpt_BR
Aparece nas coleções:2020

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