Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1236
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPacheco, Eduardo José-
dc.date.accessioned2020-06-15T11:12:00Z-
dc.date.available2020-06-15T11:12:00Z-
dc.date.issued2018-08-30-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1236-
dc.description.abstractA expansão e a internacionalização do ensino superior no Brasil ganharam destaque na agenda política nas últimas duas décadas. Uma das políticas públicas pertencente a essa macropolítica é o Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). O Programa foi criado em 2012 e, desde então, tem sofrido ampliações de diversos tipos. Esta pesquisa, desenvolvida sob a linha de pesquisa Processos Educacionais e seus Fundamentos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba, buscou avaliar o IsF sob a ótica do ciclo de políticas públicas adotado por Secchi (2015) utilizando os critérios da eficiência, eficácia e efetividade. Para isso, fez-se uma contextualização do ensino da língua inglesa no Brasil e dos caminhos que levaram à criação do Programa. Além disso, descreveu-se seu desenho e suas etapas dentro do referido ciclo. Ademais, discutiu-se o conceito, os atores e a dinâmica das políticas públicas. Para dar suporte às discussões e à avaliação, adotaram-se as visões, apontamentos e sugestões de diversos pesquisadores e especialistas da área, mas principalmente de Secchi (2015, 2016), Belloni, Magalhães e Souza (2001) e Figueiredo e Figueiredo (1986). A pesquisa é do tipo qualitativa, documental, bibliográfica e utilizou-se também de entrevista. Percebeu-se que, inicialmente, apesar de não focalizar na base do problema de falta de proficiência em inglês dos estudantes universitários, o Programa, nas suas reestruturações, passou a atingir estratos que podem auxiliar no enfrentamento da raiz do problema, como a formação de profissionais melhor qualificados para atuarem na educação básica. Além disso, apesar de ter vários objetivos de longo prazo, o IsF tem se mostrado eficiente e, de certa forma, eficaz, atingindo, portanto, um grau de efetividade.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectIdiomas sem Fronteiraspt_BR
dc.titlePROGRAMA “IDIOMAS SEM FRONTEIRAS” À LUZ DO CICLO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA AVALIAÇÃOpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TURMA 13

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eduardo José Pacheco.pdf2,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.