Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1342
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pinelli Ribeiro, Cleberson | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-02T17:18:59Z | - |
dc.date.available | 2020-12-02T17:18:59Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-28 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1342 | - |
dc.description.abstract | Pode-se dizer que a pedagogia é, por natureza, mediadora. Entende-se por mediação pedagógica a função ou relação que pode ser estabelecida para influir, ou seja, inspirar, sugerir ações diante os diferentes aspectos do itinerário educativo. Um desses aspectos que tem alcançado relevância no debate escolar e acadêmico é o que diz respeito aos conflitos escolares. Diante disso, esta pesquisa, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica, na linha Práticas Docentes para Educação Básica, propôs investigar a medição pedagógica como prática de compreensão do conflito como elemento intrínseco e não mais como um desvio do itinerário educativo, tendo como questões orientadoras do estudo: i) Quais as concepções de mediação pedagógica e de conflito presentes na produção acadêmica, dissertações e teses, no período de 2014 a 2018, disponibilizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)? ii) Qual definição de conflito pode ser percebida a partir das análises dos documentos escolares como os Livros de Ata, de Ocorrência Escolar (Livro de Advertências), Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar? iii) Quais autores são mais citados para definir mediação pedagógica nas dissertações e teses analisadas no período de 2014 a 2018? iv) Considerando que os conflitos são intrínsecos ao itinerário educativo, será possível propor a mediação pedagógica como prática formativa? No que diz respeito à metodologia, esta pesquisa partiu da análise da produção acadêmica em torno da mediação pedagógica, especificamente, composta de dissertações e teses defendidas no período de 2014 a 2018, ao mesmo tempo em que acolheu como fonte a produção escolar de registros acerca do conflito em uma escola pública. No campo da produção acadêmica, a fonte de dados consistiu na consulta ao Banco Digital de Teses e Dissertações; e, no âmbito escolar, a análise de documentos como: Livros de Ata e registro de ocorrência escolar (2019); Projeto Político Pedagógico (2018); Regimento Escolar (2018), Lei nº 9.394 -LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente). De modo geral, esta pesquisa se identifica com os procedimentos investigativos qualitativos, resultando em uma combinação de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Um dos resultados da pesquisa mostra que o entendimento sobre a mediação pedagógica é limitado diante de um consenso em torno do sentido negativo do conflito, inviabilizando a sua compreensão como algo pertencente à natureza da atividade pedagógica, ou seja, próprio ao itinerário educativo. Por fim, com objetivo de colaborar com a discussão da mediação e do conflito na Educação Básica, esta pesquisa, além da dissertação, resultou no livro “Mediação Pedagógica na prática: cartas e outras linguagens” como produto, que traz cartas com análises teóricas e proposições práticas destinadas aos profissionais da educação, ou seja, material de apoio pedagógico ao processo de mediação pedagógica com práticas que visam compreender o conflito escolar. | pt_BR |
dc.subject | mediação pedagógica; conflito; itinerário educativo. | pt_BR |
dc.title | A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA COMO PRÁTICA DE COMPREENSÃO DOS CONFLITOS ESCOLARES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2020 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertação final 2020 -CLEBERSON.pdf | 3,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.