Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1343
Título: | EDUCAÇÃO E SAÚDE: UMA PROPOSTA TRANSVERSAL PARA PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA RURAL MUNICIPAL. |
Autor(es): | Boaventura Caixeta, Tania Mayra |
Palavras-chave: | educação continuada; prevenção primária; Infecção sexualmente transmissível; adolescente, ensino fundamental. |
Data do documento: | 28-Set-2020 |
Resumo: | A ação conjunta da saúde e educação no espaço escolar, são primordiais para desenvolver a educação sexual por meio da prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), junto aos adolescentes. O objetivo dessa dissertação é compreender e analisar como são tratadas a educação sexual a respeito das prevenções das ISTs de forma transversal. A metodologia utilizada foi a qualitativa na modalidade de pesquisa de campo com coleta de dados por meio da entrevista semi estruturada e roteiro. O local foi uma escola rural municipal localizada na zona rural de um município do interior de Minas Gerais. Participaram da pesquisa dez docentes que compõem o quadro de professores do ensino fundamental e uma pedagoga. A escola rural se destaca por oferecer ensino público por excelência, nas áreas remotas do município às populações, na maioria das vezes carentes. Para análise dos dados, foram utilizados a análise de conteúdo de Bardin. Num trabalho colaborativo e participativo junto aos professores evidenciou-se o desafio de acompanhar e avaliar a preocupação do docente em contribuir para a construção de uma sociedade mais justa prevenindo os jovens, em período de formação, das ISTs e gravidez precoce. As interações com o conhecimento atual dos professores possibilitaram a transformação da informação do senso comum em uma abordagem técnica e científica. A docência requer boas práticas pedagógicas com atitudes críticas, ações coletivas e um processo ensino/aprendizagem com educação contínua. Foi produzido como projeto de intervenção, o roteiro de aprendizagem. Que tem como objetivo planejar, elaborar e aplicar roteiros de aprendizagem com seus alunos a fim de maximizar a apreensão do conteúdo. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1343 |
Aparece nas coleções: | 2020 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tania Mayra Boaventura Caixeta.pdf | 2,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.