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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1412
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Araújo da Silva, Lucimar | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-12T20:15:47Z | - |
dc.date.available | 2021-02-12T20:15:47Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-13 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1412 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa de mestrado profissional foi realizada por meio do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente para a Educação Básica. Tem como objetivo geral construir um produto educacional que ofereça possibilidades de aprendizagem para o ensino de Matemática utilizando o Scratch em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, por meio da metodologia de Resolução de problemas. O objetivo específico foi realizar um estudo sobre o Ensino de Matemática (Unidades Temáticas Geometria e Grandezas e Medidas); Tecnologias digitais de Comunicação e Informação, Scratch e Metodologia de Resolução de Problemas. Os autores que embasaram os estudos foram Onuchic, Allevato, Noguti e Justulin (2014), Gualdi (2015), Oliveira (2009), D´Ambrósio (1996), Muller e Lorenzato (2016), Papert (1985), Valente (2016) e Resnick (2013) e documentos oficiais orientadores do ensino de Matemática. O Produto Educacional apresenta as características e o funcionamento do Scratch interligado ao ensino de Matemática por meio da metodologia de resolução de problemas, com o olhar voltado para sua aplicação no 5º ano do Ensino Fundamental. As atividades/problemas recebeu o nome de estação e foi estruturada em Unidade Temática, Objetos de conhecimento, Habilidades e atividades/problema. Ao desenvolver as atividades, o aluno aprenderá pouco a pouco a utilizar a programação por blocos do Scratch. A partir de nossas investigações compreendemos que o Scratch é capaz de contribuir para o ensino e aprendizagem de Matemática. Compreendemos também que as Unidades Temáticas Geometria e Grandezas e Medidas estão presentes significativamente em nosso cotidiano. A Metodologia de Resolução de Problemas traz possibilidades investigativas e enriquecedoras para o ensino e aprendizagem de Matemática. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática, Ensino Fundamental, Programação, Resolução de Problemas, Scratch. | pt_BR |
dc.title | O SCRATCH E A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO 5 º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2020 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Lucimar Araujo da Silva.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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