Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1423
Título: | A APRENDIZAGEM DA LECTOESCRITA PELO ALUNO SURDO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS |
Autor(es): | da Silva Espindula, Clarice Aparecida |
Palavras-chave: | Surdez; Lectoescrita; Língua de Sinais; Língua Portuguesa |
Data do documento: | 10-Dez-2020 |
Resumo: | As pessoas surdas geralmente apresentam dificuldade no uso da linguagem escrita, mesmo após longo período de escolarização e exposição à Língua Portuguesa, nas mais variadas situações do cotidiano. O presente trabalho teve como objetivo discutir questões relativas ao ensino e aprendizagem da leitura e da escrita (lectoescrita) de alunos surdos no contexto escolar inclusivo, com foco na educação bilíngue: Língua Brasileira de Sinais - Libras - como primeira língua (L1) e Língua Portuguesa escrita como segunda língua (L2), em uma proposta discursiva, reflexiva, bibliográfica e documental, com enfoque qualitativo. A fundamentação teórica está pautada em autores que discutem a surdez no âmbito sócio antropológico e cultural, no bilinguismo como a abordagem mais adequada à educação de surdos e na legislação brasileira de Educação Especial e alfabetização. Foram considerados aspectos relacionados à história e identidade do povo surdo, às implicações da surdez na aquisição da Libras e aprendizagem da Língua Portuguesa, bem como à atuação dos profissionais envolvidos na busca pelo desenvolvimento da competência gramatical, linguística e textual do aluno surdo, cooperando para o seu letramento bilíngue. Com o presente estudo evidenciou-se que a surdez não é impedimento para a aprendizagem da lectoescrita da Língua Portuguesa pelos alunos surdos. O uso de recursos imagéticos e práticas pedagógicas adequadas, mediadas pelo trabalho do professor de Língua Portuguesa bilíngue podem instrumentalizar os alunos surdos para a leitura, interpretação e escrita de textos com sentido, garantindo a sua permanência na escola e contribuindo para o seu desenvolvimento pleno. A partir dessa compreensão, elaborou-se uma sequência didática de ensino bilíngue, na perspectiva do método global, como proposta de Produto Educacional, que poderá ser aplicada para alunos do Ensino Fundamental I, em espaços de Atendimento Educacional Especializado. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1423 |
Aparece nas coleções: | 2020 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Clarice Aparecida da Silva Espindula.pdf | 1,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.