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dc.contributor.authorSilveira de Resende, Thiago-
dc.date.accessioned2021-04-27T13:44:08Z-
dc.date.available2021-04-27T13:44:08Z-
dc.date.issued2021-02-02-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1432-
dc.description.abstractAs vivências em sala de aula e nos Ambulatórios de Saúde, fez emergir o seguinte questionamento: como são vistos a saúde dos professores em seus trabalhos e suas consequentes qualidades de vida. A perda da razão social do trabalho tem como ressonância a perda do sentido do trabalho para aqueles que o realizam. Expressam em forma de gestão pelo medo, nas práticas participativas forçadas, na imposição sutil de auto aceleração, na multifuncionalidade, dentre outros métodos voltados ao controle maximizado. Assim, buscamos avaliar a saúde destes docentes, esse estudo tem como objetivo principal investigar e analisar a saúde dos docentes na educação básica de escolas públicas do estado de Minas Gerais. A metodologia dessa pesquisa foi desenvolvida através da pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, no período de dez anos (2009 e 2019). A coleta de dados foi realizada em periódicos com Qualis A1 e A2, também pesquisas no Censo Escolar e MEC/INEP sobre a temática pesquisada. Espera-se que a pesquisa contribua para com o docente em uma manutenção de sua saúde em forma preventiva e melhorar sua qualidade de vida. Em síntese como resultados desta pesquisa a ideia é elaborar e gravar palestras, oficinas, minicursos e/ou cartilhas de cuidados sobre orientações de métodos para promoção e manutenção da saúde, sendo uma nova visão para prática docente. Conclui-se que a definição de saúde é complexa, assim essas cartilhas poderiam ser um guia de orientação, principalmente para os professores de Minas Gerais, visto que o estado possui grande números de professores designados que são contratados para substituir na maioria dos casos licença saúde. E como profissional da saúde vejo que a orientação correta com relação a postura, uso da voz e os cuidados com a saúde mental possa ser um diferencial e assim fazer com que diminua os casos de afastamentos e também que seja uma ação de prevenção e melhora para saúde do professor.pt_BR
dc.subjectSaúde dos Professores. Educação Básica. Escolas Públicas. Minas Geraispt_BR
dc.titleSAÚDE DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE MINAS GERAIS (2009 – 2019): LIMITES E POSSIBILIDADESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:2021

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