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Título: A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA TECNOLOGIA SEGUNDO ANDREW FEENBERG: IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO À LUZ DA FENOMENOLOGIA
Autor(es): Brasão, Maurício dos Reis
Palavras-chave: Andrew Feenberg
Educação
Filosofia
Tecnologia
Data do documento: 2020
Resumo: Esta investigação se insere na linha de pesquisa “Processos Educacionais e seus Fundamentos”, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Parte-se do princípio de que as tecnologias têm mudado o processo de produção não apenas de mercadorias, mas também de serviços e conhecimento, o que resulta de uma significativa presença delas em variados contextos, inclusive educacionais. Defende-se que as reflexões de Andrew Feenberg discutem a forma e a extensão nas quais o desenvolvimento da tecnologia tem contribuído para a construção dos saberes, sobretudo na área da educação. A pesquisa é regida pela seguinte questão norteadora: de que maneira o pensamento de Feenberg se torna relevante para elencar aspectos relativos à presença das tecnologias na educação? Como objetivo geral, tenciona-se compreender como se desvelam a fundamentação teórica da tecnologia e suas implicações na educação, de acordo com o pensamento de Feenberg, por meio da dimensão epistemológica, com consequentes contribuições sobre a educação. Já os objetivos específicos são: a) contextualizar vida e obra de Feenberg; b) dissertar sobre o pensamento filosófico feenberguiano, com o intuito de auferir conceitos que o estruturam e articulam; e c) sistematizar o arcabouço teórico do autor em relação à tecnologia e as possíveis implicações na educação. A pesquisa possui natureza teórica, com abordagem qualitativa, cuja fundamentação é a fenomenologia, ancorada nas contribuições de Bicudo (2011), e o recorte teórico perpassa as obras de Feenberg (1999; 2002; 2015; 2017). Como o significado se manifestou à consciência do pesquisador, o trabalho de Feenberg apresenta a compreensão filosófica da tecnologia como um fenômeno social, os estudos sobre tecnologia e mudança social, a educação digital e as maneiras de melhorar a experiência do usuário, assim como ultrapassam as temáticas de superação do instrumentalismo e do substantivismo; da neutralidade e da autonomia da tecnologia; da racionalidade política; da teoria não determinista; do poder tecnológico como forma de poder na sociedade moderna; da eficiência conforme os interesses sociais; dos objetos técnicos como objetos sociais; do código técnico; da ambivalência, da instrumentalização e da essência da tecnologia; da educação on-line; e da Internet. Feenberg justifica que a tecnologia forma a base e a estrutura das vidas das pessoas atualmente, em que o design e a implantação desta passam a ser objeto de decisões públicas conscientes, destinadas a privilegiar os valores democráticos e humanos. Ir-à-coisa-mesma demonstra que os escritos feenberguianos representam o resultado de um diálogo vivo que busca, na questão tecnológica por excelência, compreender a sociedade ao propor a transformação e a reinvenção da tecnologia como um modo para pensar a democracia, a racionalidade e a invenção dos objetos técnicos. Pelo movimento da pesquisa, verifica-se que as tecnologias fazem parte dos processos formativos e produtivos e delineiam a existência humana; assim, o pensamento feenberguiano torna-se essencial para os debates, já que oferece um espaço de reflexão para se pensar os rumos da universidade e da educação. Como dito anteriormente, o referido estudioso pretende compreender a sociedade na questão tecnológica por excelência, visto que a tecnologia não é apenas um meio ou uma vitória da humanidade sobre os processos mecânicos e repetitivos, como também um reflexo do desenvolvimento da natureza humana, ao passo que se modifica com a transformação do mundo. Se, por um lado, o avanço e a incorporação da tecnologia ao cotidiano impõem sérias reflexões, por outro, seu impacto sobre a educação é considerável.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1467
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