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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1711
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva Gaspar, Camilla Ketellen | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-05T14:31:51Z | - |
dc.date.available | 2022-01-05T14:31:51Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-15 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1711 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa está centrada na análise do trabalho e no trabalho da professora da educação básica, no recorte da Pré-escola ao Ensino Médio, da educação pública brasileira. As mulheres são elementos fundamentais na construção socioeducacional do país, porém, por muitos séculos foram questionadas suas capacidades cognitivas e foram duvidadas suas competências no que tangia ao ensino e aprendizagem. Para a construção dessa dissertação buscou-se sinalizar algumas interpelações a respeito do universo feminino, lugar do qual esse estudo parte, apoiando-se na construção de uma ambientação da mulher na educação brasileira, na temporalidade histórica até a última legislação vigente e suas alterações, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, BRASIL, 1996), que amparam a educação, apresentando sistematizações numéricas sobre alunos e professores, separados por gênero, que foram pontuados na Sinopse Estatística (INEP, 2020) , no período de 2010 a 2019, esquadrinhando qual é o gênero com maior predominância ativamente, em sala de aula. E, por fim, suscitou reflexões a respeito da profissional em questões que envolvem: educação e cidadania, formação continuada e valorização do seu trabalho, assim como suscitou alguns ditames observados à docente, no momento pandêmico. Essa é uma pesquisa qualitativa, respaldada no materialismo histórico-dialético, de referência bibliográfica e documental. Para a construção desse estudo dissertativo, o aporte teórico fica sob a luz de: Perrot (2007), Ribeiro (2003), Ribeiro (2017), Scott (1995), Saviani (2013) e (2018), Vianna (2002), Candau (2014), Araújo (2017), Louro (1997) e (2004), Beauvoir (1970), Mészáros (2002), Cury (2020), dentre outros que contribuem com as discussões elucidadas nessa produção. Além dos autores, respaldou-se na LDB nº 9.394/96, Plano Nacional de Educação (PNE, BRASIL, 2014), Constituição da República Federal do Brasil de 1988, além de legislações estaduais e municipais que auxiliaram na compreensão de alguns elementos de ordem teórica e legal. De acordo com o levantamento realizado nessa dissertação, à docência da Educação Básica, principalmente da Educação Infantil e modalidades iniciais do Ensino Fundamental é uma profissão, em suma, feminina, pois a força de trabalho é constituída, essencialmente, por mulheres. Sendo importante, também, relatar que enquanto a docência feminina se atém a esses períodos mais elementares da profissão, aos homens, em grande parte, estão destinados os cargos de comando ou à docência em níveis de ensino mais elevados, por conseguinte, com maiores salários. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Professora da Educação Básica; Profissão Feminina; Mulheres na Educação Brasileira. | pt_BR |
dc.title | DOCÊNCIA NO BRASIL: A PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2021 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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