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dc.contributor.authorCruz, Fabiana Pizara Gomes-
dc.date.accessioned2023-01-18T11:53:01Z-
dc.date.available2023-01-18T11:53:01Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2148-
dc.description.abstractA interdisciplinaridade é uma atitude que busca estabelecer um diálogo entre diversas áreas do conhecimento específico, rompendo fronteiras entre as disciplinas, tornando-se um conhecimento globalizante e cada vez mais utilizado na ciência da educação. Essa proposta torna-se primordial quando se percebe que, na atualidade, a fragmentação do conhecimento tem sido discutida como um entrave na qualidade do ensino. Nesse sentido, é importante que o formador oportunize situações e experiências que auxiliem o professor ou futuro professor a refletir de diferentes formas para diferentes tipos de contextos e realidades. Os profissionais de Educação Física, preocupados com o rendimento escolar e com a aprendizagem, vêm demonstrando interesse numa nova forma de trabalho. Há muito a questão da interdisciplinaridade tem despertado algumas inquietações, advindas de experiências com projetos interdisciplinares, cuja proposta encontra-se presente na maioria dos documentos legais da educação, como leis, pareceres, projetos pedagógicos, planos de ensino, LDB 9.394/96 e outros. Este estudo discute a questão da interdisciplinaridade na formação de professores de Educação Física a partir de uma experiência de formação docente, de uma Universidade em Uberaba-MG, em que o Projeto Pedagógico do curso aproxima-se de uma proposta interdisciplinar. O objetivo geral da pesquisa foi investigar, a partir da perspectiva dos alunos e professores do curso em questão, como eles compreendem a interdisciplinaridade em sua formação. E como objetivos específicos, analisar o referido Projeto Pedagógico; investigar como a sua proposta tem sido apreendida na prática pelos professores e alunos; e apontar, a partir das reflexões engendradas, contribuições para a formação de professores. Esta pesquisa é caracterizada por um estudo qualitativo. Para a coleta dos dados, além da pesquisa bibliográfica e a documental, utilizou-se também um questionário estruturado com questões fechadas e abertas. Considerando os objetivos propostos, optou-se por realizar um estudo com o apoio da Técnica de Triangulação dos Dados, a qual consiste em confrontar os elementos provenientes de diferentes fontes; neste caso, a análise documental do Projeto Pedagógico, as informações colhidas de um questionário aplicado aos alunos e outro aos professores. O referencial teórico deste estudo apoiou-se, principalmente, em Japiassu, Fazenda, Lenoir, Gusdorf, Pimenta, Lenoir, Schon, Contreras, Nóvoa, Taffarell, Medina e outros que abordam questões relacionadas à interdisciplinaridade, à formação de professores e à Educação Física. O confronto das informações colhidas evidencia que, embora a interdisciplinaridade seja, ainda, um conceito em construção, apresenta, em contrapartida, possibilidades de aceitação e aplicabilidade por alunos e professores do curso investigado, cuja proposta pedagógica se aproxima de ser interdisciplinar.pt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.titleINTERDISCIPLINARIDADE: AS PERSPECTIVAS DE DOCENTES E DISCENTES EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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