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dc.contributor.authorCastro, Raimundo Márcio Mota de-
dc.date.accessioned2023-01-18T12:59:27Z-
dc.date.available2023-01-18T12:59:27Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2154-
dc.description.abstractA pesquisa Tocar em frente as ensinhanças da dúvida: a busca da identidade do Ensino Religioso está situada na linha de pesquisa Formação Docente e Práticas Educativas, do Programa de Mestrado em Educação, da Universidade de Uberaba. Este estudo tem como objetivo principal a busca da identidade do Ensino Religioso enquanto componente curricular escolar. Trata-se de uma pesquisa teórico-empírica, de abordagem qualitativa. Utilizou como procedimentos a leitura bibliográfica e, na parte empírica, narrativas de três professoras que atuam no Ensino Religioso na rede estadual de ensino, no município de Uberaba/MG. O referencial teórico apóia-se em Junqueira (2002a; 2002b; 2003), Eliade (2008), Otto (2007), Freire (1987; 1993; 2001) e Oliveira et al. (2007). A base metodológica fundamenta-se em Benjamim (1994), Bosi (1994) e Moreira (2004). A interpretação das experiências vividas pelas narradoras aproximou-se da análise fenomenológica por meio da qual se procura desvelar o não-aparente e perceber o sentido da experiência docente nesse componente curricular. No escopo da pesquisa, observa-se a identidade do Ensino Religioso em três momentos: em alguns momentos da histórica da educação brasileira; no entrelaçamento educação, Ensino Religioso e sagrado; e, na experiência de professoras que atuam nesse componente curricular. Como resultado observou-se que: trata-se de um novo ensino nascido a partir da LDB 9394/96, tendo sua forma embrionária no ensino catequético católico e, posteriormente, no ensino da religião; o sagrado enquanto objeto de estudo da disciplina não pode estar vinculado a uma única tradição religiosa, haja vista ao pluralismo presente no ambiente escolar; por ausência de formação específica e continuada, o professor não consegue, ainda que se esforce, atribuir uma identidade que personifique o Ensino Religioso, uma vez que o entende, quase que exclusivamente, como disciplina de valores humanos. O que possibilita afirmar que a identidade do Ensino Religioso depende da construção de sua epistemologia.pt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleTOCAR EM FRENTE AS ENSINHANÇAS DA DÚVIDA: a busca da identidade do Ensino Religiosopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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2. INTRODUÇÃO.pdf176,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
3. CAPITULO 1.pdf206,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
4. CAPITULO 2.pdf156,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
5. CAPITULO 3.pdf211,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
6. CONCLUSÃO.pdf98,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
7. REFERENCIAS.pdf110,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
8. APENDICE A.pdf91,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
9. APENDICE B.pdf70,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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