Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2172
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Humberto Corrêa dos-
dc.date.accessioned2023-01-18T16:42:49Z-
dc.date.available2023-01-18T16:42:49Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2172-
dc.description.abstractTrata-se de uma pesquisa histórica educacional que teve como objeto principal o processo de criação e expansão das escolas municipais rurais de Patos de Minas, MG, delimitada no período de 1941 a 1998, quando essa expansão foi interrompida em função das políticas públicas de nucleação no Município. Para o desenvolvimento do estudo foram utilizadas, além da pesquisa documental histórica, baseada em documentos alusivos e legislação federal, estadual e municipal sobre o assunto; uma pesquisa bibliográfica por meio de consultas e análises de trabalhos já publicados por especialistas. Utilizou-se, ainda, a técnica de observação junto às escolas rurais de cada distrito pertencente a Patos de Minas. O recorte inicial do estudo data de 1941, ano em que a Administração Municipal promulgou o Decreto nº 77, regulamentando o ensino nas escolas municipais rurais. Por sua vez, o recorte final data de 1998, ano em que ocorreu a finalização do processo de nucleação. O estudo buscou responder dois questionamentos: 1) em que circunstâncias aconteceram o processo de criação e expansão das escolas municipais rurais de Patos de Minas (MG), no período de 1941 a 1998? 2) Quais as reais contribuições dos mestres-escolas na transmissão do saber informal/formal, antes da regulamentação do ensino institucionalizado? Em resposta à primeira indagação, o estudo concluiu que o processo de expansão dessas escolas rurais ocorreu em meio às constantes alterações no quantitativo de escolas funcionando no Município em razão da não permanência, no meio rural, de alguns professores indicados para esse trabalho, devido às condições precárias oferecidas para o exercício do ofício. Por sua vez, o estudo concluiu, em resposta ao segundo questionamento que a contribuição dos mestres escolas junto à população do meio rural do município de Patos de Minas foi bastante relevante à medida que esses profissionais eram os únicos indivíduos com capacidade, mesmo que, muitas vezes, de forma precária, para repassar alguns ensinamentos àquelas crianças que não tinham condição de sair do campo para estudar na cidade. O estudo observou, ainda, que o processo de nucleação encerrado em 1998, em Patos de Minas, possibilitou a extinção das classes multisseriadas e que os professores pudessem ministrar os conhecimentos de forma específica para cada grupo aluno e série distinta, além da oferta do ensino fundamental completo. Por outro lado, a nucleação teve como implicações negativas o afastamento do aluno do local onde residia, as longas distâncias a serem percorridas via transporte escolar até à escola núcleo, além da perda do referencial escola mesmo nas pequenas comunidades. Espera-se que este estudo possibilite algumas reflexões por parte dos educadores e pesquisadores da história educacional campesina.pt_BR
dc.subjectEscola Municipal Rural Primáriapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectNucleação Escolarpt_BR
dc.subjectPatos de Minaspt_BR
dc.titleESCOLAS MUNICIPAIS RURAIS DE PATOS DE MINAS – MG (1941-1998): DA EXPANSÃO À NUCLEAÇÃOpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TURMA 8

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HUMBERTO CORRÊA DOS SANTOS.pdf2,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.