Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2212
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Vinicius Gomes de-
dc.date.accessioned2023-01-23T13:59:25Z-
dc.date.available2023-01-23T13:59:25Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2212-
dc.description.abstractEsta pesquisa, proposta e realizada dentro da linha “Processos Educacionais e seus Fundamentos”, tem como tema de estudo a formação do engenheiro, tomando uma instituição de ensino superior de Minas Gerais, Araxá. Uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, ela se articula ao redor dos princípios de estudo de caso. Como referencial teórico, utiliza-se da teoria das políticas públicas e da aprendizagem significativa. O pesquisador, um professor-engenheiro, procura compreender as razões que levam a educação do engenheiro ser conduzida como uma tarefa meramente técnica, quando, na verdade, seria também uma preparação para o exercício da cidadania na vida social. Foram examinados documentos externos (LDB e DCNs) e internos (PPC, planos de disciplina e outros registros). Feita a análise final, constatou-se aquilo que era esperado, isto é, a educação do engenheiro está alicerçada no chamado “rote learning”. Os alunos repetem os conteúdos a eles apresentados, sem consideração à sua experiência anterior. Assim alunos, com informações e conhecimentos diferentes, são tratados como se eles fossem semelhantes, o que ocasiona memorizar os conteúdos, sem integrá-los a sua estrutura cognitiva (learning set). Fica assim claro que os professores repetem aquilo que receberam em termos de ensino. O aluno de engenharia, nesse caso, perde a oportunidade de aprender significativamente a informação e o conhecimento a ele disponibilizado no processo pedagógico para uso posterior no exercício da carreira de engenheiro.pt_BR
dc.subjecteducação do engenheiropt_BR
dc.subjectaprendizagem significativapt_BR
dc.subjectpolítica educacionalpt_BR
dc.titleAprendizagem Significativa na engenharia: das Propostas Político Pedagógicas até o Diálogo entre Professor e Alunopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TURMA 11

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VINÍCIUS GOMES DE OLIVEIRA.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.