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Título: A CONSTITUIÇÃO DA ATITUDE LEITORA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COMCRIANÇAS DE1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Barbosa, Andréia Cristina Batista
Palavras-chave: Educação
Anos iniciais do Ensino Fundamental
Constituição da atitude leitora
Intervenção pedagógica
Textos literários do Acervo do PNBE, 2014
Data do documento: 2018
Resumo: A pesquisa teve como propósito compreender a constituição da atitude leitora de crianças de uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, numa intervenção pedagógica, por meio de atividades de leitura de textos literários do acervo do Programa Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE, 2014), denominado Literatura fora da caixa, do Ministério da Educação e Cultura (MEC) em uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação da cidade de Frutal/MG. Faz parte de um projeto maior denominado A formação da atitude autora e leitura no processo de apropriação da escrita na educação infantil, coordenado pela Professora Dra. Ana Maria Esteves Bortolanza, na linha de pesquisa Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processo de ensino-aprendizagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE). A pesquisa se justifica pelos resultados das avaliações institucionais brasileiras, que apontam dados preocupantes em relação à leitura e escrita. A problematização centrou-se no seguinte questionamento: como as crianças podem desenvolver a atitude leitora em atividades de leitura de textos literários por meio de uma intervenção pedagógica? Para o desenvolvimento da pesquisa, a opção foi pela abordagem qualitativa, realizando uma intervenção pedagógica com uma turma de 14 crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental, mediante 10 atividades com textos literários. Os procedimentos de pesquisa foram: observação participante, registro em diário de campo, gravação em vídeo e diálogos informais. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: a câmera fotográfica com a função de filmadora e o caderno. Os fundamentos teóricos basearam-se em conceitos essenciais da teoria histórico-cultural, especificamente aqueles postulados por Vigotski, Leontiev e Luria, sobre desenvolvimento humano apoiado num princípio de educação humanizadora, além de outros autores que dialogam com a temática, como: Arena, Souza, Girotto e Bajard. A análise dos dados aponta indícios de que as crianças podem se constituir leitoras por meio das atividades com textos literários e da mediação de adultos ou pessoas mais experientes utilizando o livro como instrumento cultural.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2226
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