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Título: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS DO CURSO DE PSICOLOGIA, DE UMA IES DE UBERABA, SOBRE A CONCEPÇÃO HUMANISTA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS POR SEUS PROFESSORES
Autor(es): Rezende, Gerusa Dumont de
Palavras-chave: Concepção humanista
Práticas pedagógicas
Educação Superior
Representações Sociais
Data do documento: 2020
Resumo: Este estudo integra a Linha de Pesquisa Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processo de ensino-aprendizagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uniube. Faz parte de um projeto de pesquisa mais amplo, intitulado Desenvolvimento profissional de professores da Educação Superior: contribuições da TRS - Teoria das Representações Sociais, inserida na RIDEP - Rede Internacional de Pesquisas sobre o Desenvolvimento Profissional de Professores. Esta pesquisa corrobora os estudos da Teoria Humanista, em especial, o pensamento de Carl Rogers, ao considerar que os alunos aprendem melhor quando motivados por professores que lhes proporcionem um clima humano, favorável à aprendizagem acadêmica. Nesse sentido, adota, como objeto de pesquisa, “a concepção humanista nas práticas pedagógicas dos professores do Curso de Psicologia da Uniube”. A partir desse objeto, toma como questão norteadora: quais as implicações da concepção humanista, presente ou não, nas práticas pedagógicas dos professores do curso de Psicologia da Uniube, sobre a aprendizagem dos alunos? De natureza quanti-qualitativa, propõe, como objetivo geral, compreender as representações sociais dos alunos do curso de Psicologia, sobre a relação da concepção da Teoria Humanista de Carl Rogers, presente ou não, nas práticas pedagógicas dos professores, com a aprendizagem acadêmica. E como objetivos específicos: conhecer o perfil sóciodemográfico dos participantes da pesquisa; identificar as Representações Sociais e seu núcleo central dos alunos do curso de Psicologia, sobre a concepção humanista, presente ou não, nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos seus professores, bem como as implicações dessa concepção sobre a aprendizagem acadêmica; mapear as sugestões dos alunos, quanto à adoção da concepção humanista na realização das práticas pedagógicas para a formação e o desenvolvimento profissional dos professores do curso. Utiliza, como referencial teórico-metodológico, a Teoria das Representações Sociais de Moscovici e a abordagem estrutural do Núcleo Central de Abric, para a coleta e a análise dos dados. Participaram da pesquisa 41 alunos do 3º ao 10º períodos do Curso de Psicologia da Uniube. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário, contendo questões abertas e fechadas; a TALP, Técnica de Associação Livre. A análise dos dados, além do respaldo da Teoria das Representações Sociais de Moscovici e da Análise de Conteúdo de Bardin (2016), contou também com a TALP, cujo termo indutor foi “A concepção humanista nas práticas pedagógicas dos professores do curso de Psicologia da Uniube”, bem como os softwares, EVOC e Iramuteq. Os resultados mostram que o provável núcleo-central se refere a tal questionamento proposto pela TALP é constituído pelos elementos empatia e aprendizagem integrados numa mesma relação, demonstram uma compressão de que as práticas pedagógicas dos professores são desenvolvidas com empatia, resultando assim, em aprendizagem. No entanto, o estudo sugere não desconsiderar os elementos presentes por meio da palavra desinteresse, presente na primeira periferia, para que ela, futuramente não incorpore o núcleo central.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2254
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